Botafogo
None

LUTO

Morre Valdir Espinosa, treinador campeão do mundo pelo Grêmio e com passagem no Santa

Gaúcho estava trabalhando como gerente de futebol do Botafogo e faleceu aos 72 anos, após complicações de cirurgia no abdômen

postado em 27/02/2020 10:39 / atualizado em 27/02/2020 10:46

(Foto: Vitor Silva/Botafogo)
A manhã desta quinta-feira foi marcada pelo adeus de um dos grandes nomes do futebol brasileiro nas décadas de 1980 e 1990, Valdir Espinosa. Após uma carreira curta como lateral direito, com passagens por Grêmio, CSA, Esportivo/RS e Vitória/BA, Valdir se consolidou enquanto treinador, conquistando a Libertadores e o Intercontinental (Mundial) de 1983, pelo Grêmio. Ele também comandou o Santa Cruz, em 2006.

Valdir Espinosa havia sido submetido a uma cirurgia na região abdominal no início da semana passada, tendo que ser internado na sequência após complicações. Depois de uma semana no hospital, o treinador faleceu. Ele ocupava, até o último dia 14, o posto de gerente de futebol do Botafogo, o qual assumiu no início da temporada e se afastou em licença médica.

Ao longo de sua carreira, Valdir treinou dezenas de clubes em Brasil, Arábia Saudita, Paraguai, Japão e Estados Unidos, acumulando títulos. Em 41 anos como treinador, auxiliar, coordenador e gerente, ele conquistou cinco estaduais, um supercampeonato estadual, uma Libertadores, um Mundial, dois campeonatos paraguaios e um campeonato Saudita, além de torneios menores.

Em 2006, o Santa Cruz foi um dos últimos clubes que Espinosa treinou na elite brasileira. Ele esteve à frente do Tricolor do Arruda em seis jogos, somando apenas um ponto, em uma passagem que durou apenas um mês e foi finalizada na pausa para a Copa do Mundo da Alemanha. À época, o Santa era lanterna do torneio, com três pontos