Botafogo

Boa sai na frente, mas cede empate ao Botafogo

Cariocas tropeçam diante da equipe de Varginha no Engenhão, mas seguem na ponta

Agência Estado

Atacante Rodrigo Pimpão marcou gol do Botafogo no empate contra Boa Esporte, que continua no Z-4

Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo conseguiu manter a sua invencibilidade na competição - mas não da maneira que queria. Jogando no estádio Engenhão, no Rio, nesta sexta-feira, a equipe empatou em 1 a 1 com o Boa, pela oitava rodada. O resultado manteve o time carioca no topo da tabela de classificação, com 20 pontos, três a mais do que o vice-líder Náutico. Já o time mineiro segue abrindo a zona de rebaixamento, com seis.


Para esta partida, o Botafogo precisou encarar uma experiência diferente em relação aos sete jogos anteriores: correr atrás do marcador. Isso porque, logo aos 3 minutos, Bruno Felipe recebeu a bola na intermediária, avançou em direção à área e chutou rasteiro na saída do goleiro Renan, abrindo o marcador para o Boa.

O gol logo de cara deixou o time alvinegro atônito. Tanto que a equipe mineira seguiu atacando e, aos 9 minutos, sacudiu a rede do Botafogo mais uma vez em chute de Moacir da pequena área - mas o árbitro Alisson Furtado anulou alegando falta.

Foi só a partir daí que o time carioca passou a se impor. E, para isso, contou com uma grande noite do atacante Rodrigo Pimpão, que procurou se movimentar por todos os setores de ataque e até mesmo em voltar para buscar o jogo.

Quem também fez uma boa partida foi o lateral-direito Gilberto. Talvez animado com sua convocação para a seleção brasileira que irá disputar o Pan de Toronto, o jogador procurou apoiar bastante e criou inúmeras jogadas de ataque. Foi dele, inclusive o lance que originou o gol de empate. Aos 22 minutos, Gilberto foi ao fundo pela direita e cruzou na segunda trave, onde Rodrigo Pimpão subiu para cabecear bonito, de cima para baixo, deixando tudo igual.

Na etapa final, o Botafogo voltou com Sassá na vaga de Elvis. A mudança fez o time avançar suas linhas a partir do meio de campo mas ao mesmo tempo diminuiu o protagonismo de Rodrigo Pimpão. Quem apareceu mais na etapa complementar foi Bill. Seu desempenho, porém, ficou aquém do esperado. Antes dos 20 minutos o atacante teve duas chances claras de virar o marcador, mas mesmo de frente para o gol acabou desperdiçando.

Ao longo do segundo tempo, o técnico René Simões promoveu mais duas mudanças, colocando Daniel Carvalho e Henrique. O Botafogo seguiu melhor, exercendo leve pressão e quase não correndo riscos. Mas, diante de um adversário fechado na defesa, não conseguiu chegar mais com perigo à meta de Andrey. Assim, teve que se contentar com o segundo empate na Série B, frustrando os quase cinco mil torcedores presentes.

BOTAFOGO 1 x 1 BOA


BOTAFOGO - Renan; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Luis Ricardo; Diego Giaretta, Willian Arão, Diego Jardel (Daniel Carvalho) e Elvis (Sassá); Rodrigo Pimpão e Bill (Henrique). Técnico: René Simões.

BOA -
Andrey; Moacir, Éverton Sena, Raphael Silva e Pirão (Sheslon); Wendel, Radamés, Alê e Chapinha (Daniel); João Paulo (Cleo Silva) e Bruno Felipe. Técnico: Moacir Junior.

GOLS - Bruno Felipe, aos 3, e Rodrigo Pimpão, aos 22 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Alisson Sidnei Furtado (TO).

CARTÕES AMARELOS - Gilberto e Diego Giaretta (Botafogo); Pirão e Wendel (Boa).

RENDA - R$ 73.755,00.

PÚBLICO - 4.442 pagantes (4.862 no total).

LOCAL - Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).