Botafogo

Com atuação de gala de jovem promessa, Botafogo goleia e volta a liderar a Série B

Atacante Luís Henrique, de 17 anos, marcou dois dos cinco gols do time alvinegro

Agência Estado

Luís Henrique (centro), de apenas 17 anos, marcou dois gols na primeira partida como titular pelo Botafogo

Com uma atuação de gala do atacante Luis Henrique, que fez a sua estreia no time profissional, o Botafogo goleou o Sampaio Corrêa por 5 a 0, nesta sexta-feira, no estádio do Engenhão, no Rio, e reassumiu a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro, agora com 23 pontos. Um dos destaques da partida, o atacante de 17 anos marcou dois dos cinco gols. Rodrigo Pimpão, também com dois, e Carleto fecharam a conta.


Vindo de dois tropeços - empate com o Boa e derrota para o Macaé -, a expectativa no Botafogo era pelo retorno do goleiro Jefferson, que serviu à seleção brasileira na Copa América. Mas Luis Henrique roubou a cena - e precisou de pouco tempo para isso.

Logo aos 5 minutos, Rodrigo Pimpão fez boa jogada pela esquerda e cruzou no meio da área. Luís Henrique tomou grande impulsão, concluiu pela primeira vez como jogador do time principal e mandou de cabeça no ângulo esquerdo: 1 a 0.

O gol não abateu o Sampaio Corrêa. Com saída rápida para o ataque e boas investidas de Pimentinha pelos flancos, o time maranhense chegou com alguma frequência no gol de Jefferson, que trabalhou bastante no primeiro tempo.

Mas o Botafogo também tratou de mostrar que o 1 a 0 não seria motivo para acomodação. O time do técnico René Simões cadenciava o jogo pelo meio e atacava bem pelas pontas - na esquerda com Rodrigo Pimpão e na direita com Luís Ricardo. Foi ele, aos 37 minutos, quem fez linda jogada pela linha de fundo e rolou atrás para chute de Luis Henrique, que ampliou para 2 a 0.

Com dois gols atrás, o Sampaio Corrêa se abriu. E o Botafogo tratou de explorar os espaços para tentar decidir o jogo ainda no primeiro tempo. Aos 42 minutos, Luis Henrique obrigou o goleiro Rodrigo Viana a fazer grande defesa. Mas, aos 44, Luis Otávio deu um carrinho na bola e acabou tocando com o braço nela dentro da área. Pênalti, que Rodrigo Pimpão bateu para estabelecer 3 a 0 no marcador.

O placar elástico do primeiro tempo fez com que o time alvinegro apenas administrasse o jogo no segundo. O Botafogo reduziu as investidas ao ataque, enquanto que o Sampaio Corrêa tentou descontar até que teve forças.

Apesar disso, foi o time carioca que voltou a balançar a rede. Aos 26 minutos, Luis Henrique fez boa jogada pela esquerda e chutou. O goleiro não conseguiu segurar e Rodrigo Pimpão aproveitou o rebote para ampliar. Cinco minutos mais tarde, Carleto bateu novo pênalti e sacramentou a goleada por 5 a 0.

BOTAFOGO 5X0 SAMPAIO CORRÊA

BOTAFOGO
Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Daniel Carvalho (Elvis) e Tomas; Rodrigo Pimpão (Lulinha) e Luis Henrique (Camacho)
Técnico: René Simões

SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Viana; Daniel, Luiz Otávio, Edvânio e Wilian Simões; Moises Ribeiro, Diones, Nadson (Raí) e Válber (Alex Maranhão); Pimentinha (Vanger) e Douglas Oliveira
Técnico: Leonardo Condé

GOLS - Luis Henrique, aos 5 e aos 37, e Rodrigo Pimpão (pênalti) aos 45 minutos do primeiro tempo; Rodrigo Pimpão, aos 26, e Carleto (pênalti), aos 31 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS - Edvânio e Willian Simões (Sampaio Corrêa)
ÁRBITRO - Devarly Lira do Rosário (ES)
RENDA - R$ 113.310,00
PÚBLICO - 6.058 pagantes (6.794 no total)
LOCAL - Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)