Superesportes

BOTAFOGO

Antes de clássico, Valentim culpa arbitragem por campanha irregular do Botafogo

Há três jogos sem vencer, Alvinegro encara rival Vasco neste sábado

Estadão Conteúdo
Valentim reconhece falhas do Botafogo, mas considera peso maior da arbitragem nos resultados - Foto: Divulgação/Botafogo

O técnico Alberto Valentim minimizou, nesta sexta-feira, a posição do Botafogo na tabela do Campeonato Brasileiro. Após oito rodadas, o time carioca soma nove pontos e ocupa o 14º lugar na classificação, posição que poderia ser melhor não fossem os erros cometidos por árbitros nos últimos dois jogos, de acordo com o treinador.

"É normal, no sentido que a gente quer vencer os jogos. A gente quer pontuar e estar melhor classificado. Contra o São Paulo, ficou um clima diferente no vestiário, porque a equipe procurou jogar e teve um erro muito pesado da arbitragem. Isso aconteceu também no jogo contra o Vitória", queixou-se Valentim, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira.

Na última quarta-feira, o Botafogo vencia o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, quando aos 17 minutos do primeiro tempo foi marcado um pênalti para a equipe mandante, após disputa de bola na área entre Igor Rabello e Éverton. Nenê marcou o gol na cobrança e a partida acabou 3 a 2 para o time paulista. No compromisso anterior, disputado no domingo, a reclamação foi de que não foi dado um pênalti em Kieza nos minutos finais do empate por 1 a 1 com o Vitória, no Engenhão.

O treinador reconhece que falhas individuais da sua equipe interferiram nos resultados recentes, mas acredita que a decisão do árbitro Wilton Pereira Sampaio de marcar um pênalti para o São Paulo teve um impacto maior. "Teve um erro muito pesado cometido pela arbitragem.
Não pode o erro de um árbitro ser mais importante do que o de um atleta. Tínhamos três profissionais para decidir se foi ou não", afirmou Valentim.

Há três jogos sem vencer, o Botafogo vai visitar o Vasco em São Januário neste sábado, no Rio, em busca do primeiro triunfo da equipe fora de casa no Brasileirão. A partida é encarada como fundamental pelo treinador. "É um rival que a gente respeita muito, mas é muito importante vencer por duas coisas. Precisamos somar e nos distanciar da zona lá de baixo e nos aproximarmos dos times que estão lá na frente", comentou..