Botafogo
None

SÉRIE A

Em momento delicado no Brasileirão, Botafogo se reencontra com Jair Ventura

Clube carioca ainda luta contra o rebaixamento no Brasileirão

postado em 04/11/2018 09:42 / atualizado em 04/11/2018 09:46

Divulgação
Em partida no Engenhão, no Rio de Janeiro, às 17 horas deste domingo, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro, a torcida do Botafogo vai se reencontrar pela primeira vez com Jair Ventura, técnico que fez sucesso no clube entre 2016 e 2017. A visita do agora comandante do Corinthians, porém, vai acontecer em um contexto de briga botafoguense contra o rebaixamento.

O time carioca conquistou apenas 35 pontos em 31 rodadas, campanha marcada pela rotatividade de treinadores. Alberto Valentim, hoje no Vasco, saiu para treinar o Pyramids FC, passagem que durou apenas três meses por causa de atritos com a direção do clube egípcio. O substituto escolhido pelo Botafogo foi Marcos Paquetá, que durou apenas cinco partidas no emprego.

No cargo desde 4 de agosto, o desempenho de Zé Ricardo à frente do Botafogo não empolga. Foram três vitórias, cinco empates e seis derrotas desde então, contando apenas confrontos válidos pelo Brasileirão. A equipe até alcançou as oitavas de final da Copa Sul-Americana, depois de eliminar o Nacional, do Paraguai, mas saiu do torneio após empate no placar agregado contra o Bahia e revés em disputa de pênaltis.

Pelo Brasileirão, o Botafogo não vence há cinco jogos, retrospecto que aumenta a pressão sobre Zé Ricardo. "Queria deixar bem claro que em momento algum teve cogitação de sair. Está bem decidido o que a gente quer, que é deixar uma base montada para termos um 2019 com outras perspectivas", disse o treinador na última sexta-feira em entrevista coletiva. Vale lembrar que Felipe Conceição, o "Tigrão", iniciou o ano como técnico da equipe, mas foi demitido em fevereiro.

Zé Ricardo terá de lidar com desfalques importantes neste domingo, entre eles o centroavante Kieza, que não se recuperou de lesão no pé direito. Yago e Moisés, que pertencem ao Corinthians, não vão poder atuar por força de contrato - Jean, que também tem vínculo com o clube paulista, foi liberado para o duelo. O atacante Luiz Fernando e o zagueiro Marcelo Benevenuto estão suspensos.

Erik e Rodrigo Pimpão disputam uma vaga no ataque para atuar ao lado de Brenner, enquanto que o substituto de Moisés na lateral esquerda será Gilson. A melhor notícia para o Botafogo é a volta confirmada do paraguaio Gatito Fernández, que se recuperou de lesão no punho e vai reassumir a titularidade no gol da equipe no lugar de Saulo.

O Corinthians visita o Botafogo em busca da segunda vitória consecutiva e para se afastar de vez da zona de rebaixamento. A sete jogos para o término da competição, se mantiver o embalo, o time pode já começar a sonhar com uma vaga para a Copa Libertadores na próxima temporada.

A sequência positiva seria a primeira do time sob o comando do técnico Jair Ventura, que tem sofrido neste início de trabalho no Corinthians. Em 12 jogos até agora, venceu três, empatou quatro e perdeu cinco.

O clima ficou mais tranquilo na última semana depois da suada vitória em casa sobre o Bahia por 2 a 1. O resultado afastou o time das últimas colocações e agora Jair Ventura tentará mandar para longe a fase ruim justamente contra o time que o projetou para o futebol.

"Vai ser diferente. Cheguei lá em 2008 como estagiário, em 2009 fui efetivado, fui quarto preparador físico, analista de desempenho, observador técnico, auxiliar, treinador do sub-20, interino em 2010 e em 2015, até ser efetivado em 2016. Foram quase 10 anos, são 99 jogos", disse.

Para a partida, o treinador não contará com o meia Jadson, que não se recuperou de um problema na panturrilha direita. Em seu lugar será escalado o chileno Ángelo Araos.

Outra novidade estará no comando do ataque. Depois de marcar os dois gols do triunfo da última rodada, o veterano Danilo, de 39 anos, ganhará a primeira chance como titular com Jair Ventura. "Fico feliz por ele, que sempre respeitou, esperou a oportunidade dele e foi um dos poucos que ainda não iniciou uma partida comigo", comentou o treinador.

O clube aproveitará o jogo para homenagear as 11 vítimas fatais do atentado a uma sinagoga em Pittsburgh, nos Estados Unidos, no último dia 27. Os titulares entrarão em campo com os nomes dos judeus mortos gravados no uniforme. Os reservas levarão o nome de povos que sofreram com genocídios: armênios, guatemaltecos, chineses, ruandeses, namibianos, curdos, ciganos, timorenses, bengaleses, gregos e cambojanos.

Tags: coritnhianssp sereiea nacional botafogorj