Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Botafogo recebe reservas do Athletico-PR para tentar ingressar no G6 do Brasileiro

Equipes se enfrentam às 16h deste domingo, no Estádio Nilton Santos

Gazeta Press
Eduardo Barroca, técnico do Botafogo, terá pela frente os reservas do Furacão - Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo
O Botafogo recebe o Athletico Paranaense neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso tem 19 pontos e quer pegar embalo no triunfo de 2 a 0 sobre o Avaí, em Santa Catarina, para tentar ingressar no G6, a zona de classificação para a Copa Libertadores.

Eduardo Barroca, técnico do Botafogo, terá pela frente os reservas do Furacão, que no meio de semana goleou o Shonan por 4 a 0 no Japão e conquistou o título da Copa Suruga. A decisão de preservar titulares se deve ainda ao duelo de quarta-feira que vem com o Grêmio pela rodada de ida das semifinais da Copa do Brasil. Os botafoguenses minimizaram o fato de o adversário poupar seus principais jogadores.

“Todo jogo do Campeonato Brasileiro é muito complicado e não vai ser diferente contra o Athletico Paranaense. Independentemente de como venha o adversário, sabemos que existe qualidade do outro lado e que precisamos nos impor no Rio de Janeiro”, disse o meia Cícero.

Como o Furacão também tem 19 pontos, os botafoguenses esperam um duelo equilibrado.

“São times que estão brigando por objetivos semelhantes e por isso mesmo tende a ser um choque equilibrado. Mas temos que procurar nos impor”, comentou o lateral-direito Marcinho.

Para este duelo, o Botafogo perdeu o zagueiro Gabriel, que cumpre suspensão por ter receber o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Avaí. Frente a isso, sua vaga será preenchida por Joel Carli, que retorna após se recuperar de dores na coxa direita. O argentino vai compor a zaga com Marcelo Benevenuto, que fez o segundo gol diante dos catarinenses.
Existe uma dúvida no meio-de-campo, já que Alex Santana, com dores no músculo adutor da coxa direita, não sabe se poderá atuar. Se ele for vetado, Jean deve assumir o posto.

Com um jogo a menos ainda a cumprir e em situação relativamente confortável no meio da tabela de classificação, o Furacão se dará ao luxo pela quinta vez na competição de utilizar a equipe reserva. Isso porque os titulares disputaram e conquistaram na última quarta-feira a Levain Cup, no Japão, e o desgaste da viagem preocupa a comissão técnica, que já destacou como prioridade a Copa do Brasil.

O técnico Tiago Nunes adiantou que essa política de poupar atletas vai seguir enquanto houver alguma competição disputada de forma simultânea. “A gente tem tentado utilizar o máximo possível nosso elenco e priorizar algumas competições. Vamos tentar o máximo possível levar dessa forma enquanto tivermos condições de disputar todas as competições”, avaliou.

É a chance de nomes como o zagueiro Lucas Halter, que volta de lesão, Matheus Rosseto e Vitinho, com contrato novo, além de Braian Romero e Thonny Anderson, que enfrentaram o Shonan Bellmare e fizeram gol, mostrarem serviço e seguirem beliscando uma oportunidade na equipe principal.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X ATHLETICO PARANAENSE

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de agosto de 2019 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Marcelo Benevenuto e Gilson; Alex Santana (Jean), Cícero, João Paulo e Luiz Fernando; Rodrigo Pimpão e Diego Souza
Técnico: Eduardo Barroca

ATHLETICO PARANAENSE: Caio; Madson, Lucas Halter, Bambu, Abner Vinícius; Rossetto, Léo Cittadini, Lucho (Tomás Andrade); Braian Romero, Vitinho e Thonny Anderson
Técnico: Tiago Nunes
.