Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com volta de Diego Souza, Botafogo recebe Avaí para deixar zona de rebaixamento

Alvinegro ultrapassa três concorrentes em caso de triunfo nesta segunda

Estadão Conteúdo

Diego Souza volta ao time titular do Botafogo no duelo contra Avaí - Foto: Vitor Silva/Botafogo


Os números atuais do time são desanimadores, mas o Botafogo jogará nesta segunda-feira contra o Avaí, a partir das 20 horas, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, para fechar a 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro fora da zona do rebaixamento.

No 17.º lugar com 33 pontos, o time carioca precisa de apenas um empate para sair da área de risco da tabela, pois possui uma vitória a mais do que o Fluminense, que tem 34 pontos na 16.ª posição. E caso vença o time catarinense, os botafoguenses também vão ultrapassar Ceará e Cruzeiro, respectivos 14.ª e 15.ª colocados, com 36 e 35 pontos. A equipe cearense, que pode ter a sua pontuação igualada pelo alvinegro do Rio, possui hoje o mesmo número de triunfos da equipe de Alberto Valentim (10 cada).

E para este duelo contra o time que vinha comandando antes de assumir o Botafogo, o treinador deverá trazer como principal novidade na escalação o retorno de Diego Souza, depois de ficar "de castigo" três jogos no banco de reservas. Ele vai entrar na vaga de Luiz Fernando, que foi expulso no clássico com o Flamengo. Na lateral direita, o jovem Rickson também deve ganhar uma chance como titular.

Repleto de desfalques, o técnico espera que o time volte a se superar como fez na derrota para o Flamengo, por 1 a 0, na última rodada. Seria, segundo ele, o suficiente para vencer os catarinenses. "Temos que continuar com a mesma doação, jogando com muita intensidade é desta forma que não vamos cair. Aos poucos, vamos corrigindo os erros e somando os pontos necessários.
Já mostramos mais ritmo e dinâmica", discursou Valentim, embora o time venha de quatro derrotas consecutivas - sofridas diante de Grêmio, Cruzeiro, Santos e Flamengo.

O curioso é que, antes de assumir o comando do Botafogo, Valentim conduzia o Avaí. Desde que saiu de lá o time catarinense só perdeu: num total de sete derrotas. "Mas é um time valente, que não se entrega e luta até o fim. Eu sei porque conheço bem o caráter de cada jogador deles", afirmou treinador.

Mas ele tem muito motivos para se concentrar apenas no seu grupo, pois os desfalques estão preocupando. Marcos Vinícius, recuperado de lesão, voltou a ser relacionado e passa a ser opção para o ataque, mas Rodrigo Pimpão continua vetado. O mesmo vale para o lateral-esquerdo Gilson.

Na lateral direita, Marcinho ainda se recupera de uma entorse no joelho, Fernando recebeu o terceiro amarelo no último jogo e o zagueiro Marcelo, que às vezes era improvisado na posição, também está lesionado. A solução vai ser o garoto Rickson, de 21 anos, que atuou nove vezes pelo time principal.

O meia Leo Valencia voltou a convocar a torcida para apoiar o time, sabendo que tem a obrigação de dar a resposta em campo. "Vamos dar a vida para vencer, porque em casa nós temos a obrigação ganhar ao lado de nossa torcida", disse.

AVAÍ REENCONTRA VALENTIM

Em situação bastante delicada no Campeonato Brasileiro e considerado um "virtual" rebaixado nesta reta final da competição, o lanterna Avaí vai se reencontrar, nesta segunda, com Alberto Valentim, que deixou recentemente a equipe catarinense para assumir o time carioca. Desde que houve a mudança na comissão técnica, inclusive, o Avaí só perdeu. As sete derrotas seguidas fizeram o time estacionar nos 17 pontos, na última posição do campeonato.

O técnico Evando Caminatto comandou o último treinamento na manhã deste domingo antes de a delegação viajar para a capital fluminense. A principal novidade é que o goleiro Vladimir cumpriu suspensão automática e entra no lugar do reserva Lucas Frigeri.

Por outro lado, o lateral-direito Léo e o volante Richard Franco receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora. No ataque, o treinador está em dúvida entre Caio Paulista e Vinícius Araújo.

Diante destas possibilidades, o treinador pode escalar o Avaí nesta segunda com Vladimir; Wesley, Betão, Kunde e Igor Fernandes; Luanderson, Pedro Castro e Matheus Barbosa; João Paulo, Caio Paulista (Vinícius Araújo) e Jonathan. 

.