Bragantino
None

CRUZEIRO

Roberson chega ao Cruzeiro e tenta superar desconfiança da torcida por causa de poucos gols na carreira

Atacante marcou apenas cinco vezes em 36 partidas na Série B

postado em 25/01/2020 12:38 / atualizado em 25/01/2020 15:19

(Foto: Ari Ferreira/CA Bragantino)
O camisa 9 do Cruzeiro ainda é Fred, atacante com 390 gols na carreira e três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro. Mas ele deixará o clube, já que não aceitou a proposta de readequação salarial em 2020, ano em que as receitas serão escassas por causa do rebaixamento à Série B e da dívida total de mais de R$ 800 milhões.

A diretoria recorreu ao mercado da bola e, de uma lista de cinco atletas, selecionou dois. O escolhido acabou sendo Roberson, ex-Red Bull Bragantino e Internacional. Nas redes sociais, torcedores questionaram a contratação por causa dos poucos gols na carreira do jogador de 30 anos.

Segundo os sites Ogol e Futebol 80, ele marcou 33 vezes por Juventude (13), Sport (6), Red Bull (4), Avaí (3), Inter (3), Grêmio (3) e Jeju United, da Coreia do Sul (1), além de passar em branco por Náutico e Mc Alger, da Argélia. A serviço desses clubes, Roberson disputou 180 partidas.

Na Série B do Campeonato Brasileiro, Roberson acumulou cinco gols em 36 jogos. A melhor participação foi em 2011, pelo Sport, quando contabilizou quatro tentos nas últimas seis rodadas. Já em 2019, ano em que fez parte do elenco campeão do Red Bull Bragantino, balançou a rede uma vez em 15 partidas (seis como titular). O atacante também disputou a segunda divisão por Avaí (6 jogos em 2013), Náutico (1 jogo em 2014) e Internacional (8 jogos em 2017).

A melhor temporada de Roberson foi em 2016, quando ajudou o Juventude a subir da Série C para a B ao marcar cinco gols. O capitão e camisa 10 também teve atuação memorável na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No geral, foram 13 gols em 31 jogos. A expectativa da comissão técnica e da diretoria do Cruzeiro é que o atleta possa repetir em 2020 o rendimento de quatro anos atrás. Interlocutor do Núcleo Dirigente Transitório com o departamento de futebol, Carlos Ferreira Rocha pediu voto de confiança da torcida ao novo reforço.

“Eu entendo o seguinte: quando você fala em goleador, o Cruzeiro não tem recurso. Isso é público e notório que o Cruzeiro não tem recurso. E para contratar um goleador hoje, você precisa de 5 ou 10 milhões de euros. O Cruzeiro não tem condições de contratar. Sobre o Roberson, o Adilson fez uma avaliação junto com a sua comissão técnica e entendeu que ele atende perfeitamente ao que é proposto dentro de campo. É um jogador polivalente e, embora não seja goleador nato por onde passou, tem muito a acrescentar ao Cruzeiro. As críticas a gente aceita, pois estamos nessa posição, evidentemente, haverá as críticas. Mas vamos ver o rapaz jogar para depois saber se dará certo", afirmou.

“Me lembro do Hamilton, quando jogava no Cruzeiro, era mais um pivô, não era tão goleador assim (Hamilton fez 73 gols em 212 jogos pelo Cruzeiro de 1986 a 1990). O Pedro Rocha veio com 100% de aprovação da torcida e não deu certo (marcou 4 gols em 33 jogos em 2019). Contratação não adianta fazer um prévio julgamento. Confio na avaliação do Adilson, um treinador sério, que nos ajuda muito. O Cruzeiro vai sair dessa. Claro que vamos errar, mas acredito que vamos acertar mais que errar. Buscamos o apoio da torcida, porque a barca em que nós entramos, não é fácil”, acrescentou o dirigente.

Em entrevista à Rádio 98FM na última quinta-feira, o diretor de futebol do Cruzeiro, Ocimar Bolicenho, minimizou os poucos gols de Roberson e ressaltou a aprovação do técnico Adilson Batista.

“De novo a estatística, né?! Estatística, número frio… se botar o nome dele no Google, aparece de tudo ”, frisou. Dentro das características dos jogadores que tínhamos à disposição e com a possibilidade que tínhamos de trazê-lo, a comissão técnica optou pelo Roberson porque a característica dele se encaixou exatamente naquilo que o Adilson pretende para a equipe jogar as competições que temos. Agora, se vai dar certo ou não, o tempo vai dizer. Eu peço um pouco de paciência, vamos esperar para ver o que acontece. Sempre temos a intenção de acertar. Não foi uma decisão abrupta, foi bem pensada e dividida entre todos que compõem o departamento de futebol”, complementou Bolicenho.

O outro jogador observado pelo Cruzeiro era Bergson, do Ceará, que tem números superiores aos de Roberson na Série B. Em 2017, marcou 16 gols em 28 jogos pelo Paysandu. Contando todas as participações, fez 27 gols em 79 apresentações.

Na primeira partida da Raposa em 2020, o centroavante foi o jovem Thiago, de 18 anos, recém-promovido do time sub-20. Em finalização de cabeça, ele abriu caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Boa, no Mineirão, aos 18 minutos do primeiro tempo. Pouco depois, lesionou a coxa esquerda e precisou ser substituído por Judivan.

Gols de Roberson

Juventude - 13
Sport - 6
Bragantino - 4
Avaí - 3
Internacional - 3
Grêmio - 3
Jeju United - 1

Tags: serieb interiormg bragantinosp mercadobola