Ceará
None

CRUZEIRO

Aproveitamento de 93,33% no Mineirão inspira Cruzeiro a buscar vitórias seguidas no Brasileiro

Depois de estrear na competição com derrota para o Flamengo, por 3 a 1, time celeste receberá o Ceará, nesta quarta, e o Goiás, no domingo

postado em 30/04/2019 06:30 / atualizado em 29/04/2019 23:01

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Depois de perder para o Flamengo por 3 a 1, no último sábado, no Maracanã, o Cruzeiro aposta na força como mandante para se recuperar no Campeonato Brasileiro. Com 93,33% de aproveitamento no Mineirão, o time celeste receberá o Ceará nesta quarta-feira, às 19h15, pela segunda rodada da competição. No domingo, às 16h, fará o terceiro jogo, diante do Goiás, também em Belo Horizonte.

A última partida do Cruzeiro em casa traz boas lembranças ao torcedor. Foi pelo jogo de ida da final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, em 14 de abril. Com gols de Marquinhos Gabriel e Leo, a equipe de Mano Menezes ganhou por 2 a 1 e saiu em vantagem na decisão. Na partida de volta, confirmou o 38º título estadual ao empatar por 1 a 1, no Independência.

Curiosamente, o Atlético foi o único time a ter balançado a rede contra o Cruzeiro no Mineirão em 2019. Além do gol de Ricardo Oliveira na final, o alvinegro marcou no empate por 1 a 1 na primeira fase, em cobrança de pênalti convertida pelo lateral-esquerdo Fábio Santos.

Nos demais oito jogos, o Cruzeiro venceu sem ser vazado. Destaque para os 4 a 0 sobre o Huracán, pelo Grupo B da Copa Libertadores, com direito a hat-trick do atacante Fred, e os 5 a 0 contra o Patrocinense, considerado um dos melhores desempenhos coletivos da equipe, pelas quartas de final do Campeonato Mineiro.

“Não tem jogo fácil, não tem time bobo. Precisamos de concentração, e o Campeonato Brasileiro é assim, não pode vacilar”, afirmou o atacante Pedro Rocha, que marcou o primeiro gol dele com a camisa azul no jogo contra o Flamengo. “Esses dois próximos jogos em casa serão importantes. Campeonato Brasileiro a gente precisa começar bem. Nos dois próximos jogos, é fazer o máximo para alcançar resultados positivos”, completou.

Em campo por 69 minutos contra o Flamengo, Pedro Rocha espera seguir entre os titulares e adquirir ritmo ideal de jogo. “Acredito que o que estou precisando no momento é de minutos, jogos, para que acostume a jogar novamente. Lá na Rússia (pelo Spartak Moscou) não tive oportunidades e nem vinha jogando, então acredito que nesses jogos, principalmente do Brasileirão, vão me dar uma condição para que na Libertadores eu chegue muito melhor preparado”.

Números

Em dez jogos no Mineirão em 2019, o Cruzeiro venceu nove e empatou um. São 26 gols marcados e apenas dois sofridos. O artilheiro celeste no estádio é Fred, com oito tentos.

O aproveitamento de 93,33% de momento é superior ao de anos anteriores. De 2001 para cá, o recorde em uma temporada inteira foi registrado em 2013: 89,7% (23 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). A Raposa também fez valer a força como mandante em 2003, quando contabilizou 85,2% dos pontos (28 vitórias, 7 empates e 1 derrota). Em contrapartida, o pior índice do século aconteceu em 2015: 57,7% (14 vitórias, 10 empates e 6 derrotas).

Para enfrentar o Ceará, o Cruzeiro terá de volta o zagueiro Leo, recuperado de indisposição, e o meia Robinho, que passou os últimos dias em tratamento de desgaste muscular. O camisa 19 é o principal garçom do elenco, com seis assistências. Ele também marcou dois gols. A preparação será encerrada nesta terça-feira, às 15h30, na Toca da Raposa 2.

Cruzeiro no Mineirão em 2019

10 jogos

9 vitórias

1 empate

0 derrota

26 gols marcados

2 gols sofridos

93,33% de aproveitamento

Artilheiros:

Fred - 8

Marquinhos Gabriel - 4

Rodriguinho - 4

David - 3

Leo - 2

Rafinha - 2

Sassá - 1

Jadson - 1

Dodô - 1

Tags: futnacional interiormg cearace seriea cruzeiro mineirão