Ceará
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético vira no último lance, vence Ceará e segue 100% no Brasileirão

Gol de Jair, de cabeça, garantiu triunfo atleticano no Castelão

postado em 04/05/2019 22:55 / atualizado em 07/05/2019 12:03

<i>(Foto: Pedro Souza/Atlético)</i>
No sufoco! Com gol de Jair no último lance da partida, o Atlético virou sobre o Ceará e venceu por 2 a 1 em pleno Castelão, na noite deste sábado. O triunfo manteve o time mineiro com 100% de aproveitamento ao fim de três rodadas do Campeonato Brasileiro.

A próxima partida do Atlético será pela sexta e última rodada do Grupo E da Copa Libertadores. Nesta terça-feira, a partir das 19h15, o time visita o Zamora-VEN, no estádio La Carolina, em Barinas, na Venezuela. Já eliminada, a equipe brasileira precisa vencer para conseguir vaga na Copa Sul-Americana.

Pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, Atlético e Ceará voltam a campo no próximo final de semana. No sábado, às 21h, os cearenses visitam o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia. No domingo, às 16h, os mineiros recebem o Palmeiras, em Belo Horizonte.

Primeiro tempo


Apesar de ter mais posse de bola e se postar no campo ofensivo nos primeiros minutos da partida, o Ceará não conseguia levar tanto perigo ao gol adversário. Recuado, o Atlético apostava em contra-ataques, especialmente com Geuvânio, na direita, e Yimmi Chará, na esquerda, e tentava finalizações de fora da área.

Quando os visitantes passaram a trocar mais passes e a incomodar mais, o Ceará abriu o placar - e numa jogada que envolveu diretamente ex-jogadores do Atlético. Aos 23’, Samuel Xavier avançou pela direita e cruzou para Ricardo Bueno, que venceu Guga na disputa pelo alto e cabeceou. A bola ainda foi desviada por Réver antes de entrar: 1 a 0.

Mas não deu nem tempo de o Atlético sentir o baque. Apenas dois minutos depois, Guga e Geuvânio fizeram boa tabela. O lateral-direito invadiu a área e cruzou rasteiro, para trás. A bola passou por Ricardo Oliveira e se apresentou limpa para Nathan. Livre, o meia finalizou no alto, com precisão: 1 a 1.

Como fez bem em determinados momentos das vitórias sobre Avaí e Vasco nas rodadas anteriores, o Atlético começou a trocar passes para achar espaços na defesa rival. Faltavam, entretanto, jogadas de maior profundidade - seja pelo meio, seja pelas pontas. No último lance da etapa inicial, Thiago Carleto cobrou falta venenosa de muito longe, para defesa de Victor. A bola tocou na trave e, no rebote, Tiago Alves finalizou para fora.

Segundo tempo

Logo aos 6’ da etapa complementar, o susto para o Atlético: Ricardo Bueno concluiu para as redes após belo cruzamento de trivela da esquerda. A arbitragem, porém, assinalou impedimento.

A dinâmica da partida seguiu a mesma da reta final do primeiro tempo. O equilíbrio era quebrado em raros momentos. Aos 13’, o técnico interino do Atlético, Rodrigo Santana, colocou Jair na vaga de Nathan. Pouco depois, Maicon Bolt substituiu Geuvânio. As alterações fizeram o time ganhar força ofensiva, mas as chances criadas não eram claras.

Aos 25’, Ricardo Oliveira aproveitou rebote do goleiro num lance que se iniciou numa falta lateral e mandou para as redes. A arbitragem, porém, assinalou impedimento de Igor Rabello, que participou da jogada.

Daí em diante, o Atlético tentava criar, mas seguia com dificuldades. No fim, brilhou a estrela de Jair. Aos 48', o volante aproveitou cobrança de escanteio de Guga, subiu mais alto que todo mundo e testou com firmeza para o fundo das redes: 2 a 1.

CEARÁ 1 X 2 ATLÉTICO

Ceará
Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Thiago Carleto; Edinho, Fabinho e Ricardinho (Bergson, aos 18’ do 2ºT); Chico (Mateus Gonçalves, aos 27’ do 2ºT), Fernando Sobral e Ricardo Bueno (Pedro Ken, aos 35’ do 2ºT)
Técnico: Luís Fernando Flores

Atlético
Victor; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison; Geuvânio (Maicon Bolt, aos 20’ do 2ºT), Elias, Nathan (Jair, aos 13’ do 2ºT) e Chará; Ricardo Oliveira (Papagaio, aos 40’ do 2ºT)
Técnico: Rodrigo Santana

Gols: Ricardo Bueno, aos 23’ do 1ºT (CEA); Nathan, aos 25’ do 1ºT, e Jair, aos  48' do 2ºT (ATL)
Cartão amarelo: Jair, aos 39’ do 2ºT (ATL)

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 4 de maio de 2019, às 21h
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

Tags: cearace galo seriea futnacional interiormg atleticomg