Ceará
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com dois de Ricardo Bueno, Ceará goleia CSA na estreia do técnico Enderson Moreira

Treinador fez sua primeira partida no comando do Vozão neste domingo

postado em 28/04/2019 18:03 / atualizado em 28/04/2019 18:41

<i>(Foto: Pedro Chaves/AGIF)</i>
O Ceará não teve dificuldade para estrear com vitória no Campeonato Brasileiro de 2019. O Vozão derrotou o CSA por 4 a 0 na primeira partida sob o comando do treinador Enderson Moreira. Ainda na etapa inicial, os mandantes marcaram seus dois primeiros gols, com Ricardo Bueno e Leandro Carvalho, e ainda contaram com a expulsão do goleiro João Carlos, da equipe alagoana. No segundo tempo, João Lucas e Ricardo Bueno, novamente, sacramentaram o placar.

Depois de consecutivas derrotas para o rival Fortaleza nas finais do estadual, o Ceará ganha moral para a sequência do Brasileirão. Na próxima rodada, o time viaja a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, na quarta-feira, às 19h15. Enquanto isso, o CSA, que sagrou-se campeão do Campeonato Alagoano, liga o sinal de alerta para os próximos jogos. Na quarta-feira, a equipe jogará contra o Palmeiras, no Estádio Rei Pelé, às 16h.

O jogo – Explorando muito os laterais, o Ceará começou pressionando o CSA e na primeira jogada bem construída quase abriu o placar. Samuel Xavier encontrou Ricardo Bueno dentro da área, que girou em cima da marcação e bateu para boa defesa de João Carlos. No rebote, Ricardinho finalizou de cobertura e Didira se esticou todo para tirar a bola em cima da linha.

O CSA respondeu com uma boa jogada pela direita, em cruzamento de Apodi na cabeça do atacante Patrick Fabiano. O jogador estava sozinho no lance, porém cabeceou mal e a bola quicou no gramado antes de sair por cima do travessão.

Aos 19 minutos, o Vozão abriu o placar em uma jogada ensaiada. Em escanteio batido pela esquerda, Samuel Xavier foi acionado livre, próximo ao vértice da área, e cruzou com perfeição para Ricardo Bueno cabecear no canto direito. A bola ainda bateu na trave antes de entrar no fundo do gol.

Precisando empatar o jogo, o time do CSA tentou se lançar à frente enquanto o Ceará esperava um contra-ataque. Na primeira oportunidade que teve, os mandantes ampliaram o marcador. Leandro Carvalho recebeu pela direita, driblou o adversário, que ficou no chão, e chutou rasteiro e cruzado para fazer o segundo do Vozão no jogo.

Mesmo com a vantagem no placar, o Ceará não diminuiu o ritmo e permaneceu atacando. Chico enfiou boa bola para Leandro Carvalho, que foi derrubado por Carlinhos. O juiz inicialmente marcou pênalti, porém, depois de consultar o VAR, mudou sua decisão.

O árbitro de vídeo voltou a entrar em ação no último lance do jogo, quando Samuel Xavier foi derrubado pelo goleiro João Carlos fora da área com uma entrada desproporcional no tornozelo do lateral. A princípio Adriano Milevski aplicou o cartão amarelo, entretanto consultou o VAR e optou por expulsar o arqueiro do CSA.

Mesmo com um a menos, o CSA tentou ser mais ofensivo na segunda etapa com a entrada de Madson. Mesmo assim, quem levou mais perigo foi o Ceará, que criou uma boa chance após jogada de Chico pela esquerda. O meia tocou para trás para a chegada de Carleto, que chutou de primeira e teve o azar de carimbar Ricardo Bueno, que estava à sua frente.

Com o jogo tranquilo, Enderson Moreira aproveitou para promover a estreia do atacante Bergson. O Ceará diminuiu o ritmo e o CSA voltou a ter uma oportunidade aos 32 minutos, com Matheus Sávio, que trouxe a bola da esquerda para o meio e bateu com curva, obrigando o goleiro Diogo Silva a fazer boa defesa no canto esquerdo.

Na sequência, o Vozão chegou ao seu terceiro gol. Bergson fez boa jogada pela direita, passando por um marcador e cruzou rasteiro para trás. Ricardo Bueno deu um toque de primeira para João Lucas, que havia entrado no lugar de Carleto, e o lateral-esquerdo bateu cruzado e rasteiro para vencer o goleiro.

Ainda deu tempo do Ceará aumentar: Bergson recebeu passe dentro da área, dominou já girando em cima da marcação e finalizou para defesa do goleiro. No rebote, Ricardo Bueno mostrou oportunismo para fazer o quarto do time e seu segundo gol no jogo.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 4 X 0 CSA-AL

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Data: 28 de abril de 2019, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Adriano Milevski (PR)

Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Daniel Henrique Andrade (DF)

VAR: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)

AVAR 1: Rodrigo Ferreira (SC)

AVAR 2: Evandro de Melo Lima (SP)

Público: 12.550

Renda: R$ 107.024,00

Cartão Amarelo: –

Cartão Vermelho: João Carlos (CSA, 49 minutos do 2º tempo)

Gols:

CEARÁ: Ricardo Bueno (Ceará, 19 minutos do 1º tempo), Leandro Carvalho (Ceará, 30 minutos do 1º do tempo) e João Lucas (35 minutos do 2º tempo), Ricardo Bueno (43 minutos do 2º tempo)

CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Thiago Carleto (João Lucas); Fabinho, Auremir, Ricardinho (Fernando Sobral), Chico, Leandro Carvalho (Bergson) e Ricardo Bueno.

Técnico: Enderson Moreira

CSA: João Carlos; Apodí, Luciano Castán, Gerson e Carlinhos; Dawhan, Bruno Ramires, Didira (Madson) e Matheus Sávio; Robinho (Jordi) e Patrick Fabiano (Cassiano).

Técnico: Marcelo Cabo

Tags: cearace futnacional seriea