Chape
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Fim do sobe e desce: América se mantém na Série A e quebra marca negativa

Pela primeira vez na 'era dos pontos corridos', o Coelho sobe para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro e não é rebaixado no ano seguinte

postado em 01/12/2021 14:59 / atualizado em 01/12/2021 15:01

(Foto: Mourão Panda / América)

Com a larga vitória do América por 3 a 0 sobre a Chapecoense , nesta terça-feira, no Independência, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coelho quebrou um tabu jamais conseguido anteriormente. Pela primeira vez na 'era dos pontos corridos', o Alviverde Mineiro sobe para a Série A e não é rebaixado no ano seguinte.

Com o triunfo diante a equipe de Santa Catarina, o América não tem mais chances matemáticas de ser cair para a segunda divisão. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) .

Atualmente, o Coelho soma 49 pontos e está na 8ª posição. As equipes que estão na zona de rebaixamento são o Bahia, em 17º, com 40 pontos, o Grêmio, em 18º, com 36, o Sport, em 19º, com 33, e a Chapecoense, na lanterna, em 20º, com apenas 15 pontos.
 
 

Feito histórico


Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro se tornou uma competição por pontos corridos, o América nunca havia permanecido na elite do futebol brasileiro por dois anos consecutivos. Nos últimos 19 anos, a equipe mineira já conquistou quatro acessos à Série A.
 
Em 2011, após conquistar o seu primeiro acesso à divisão de elite brasileira, o Coelho terminou o campeonato na 19ª colocação, com 37 pontos, e foi rebaixado. Já em 2016, a equipe alviverde acabou a Série A na última posição, em 20º, com apenas 28 tentos. Em 2018, o América ocupou a 17ª posição, com 40 pontos.
 
 
 

Voos mais altos

 
Com a permanência já garantida, o Coelho pensa em se classificar, pela primeira vez na história, a uma competição internacional. De acordo com a UFMG , este feito está próximo de ser conquistado.
 
O América tem 42,4% de chance de se classificar para a Copa Libertadores da próxima temporada - tal número nunca esteve tão alto. Já a probabilidade de ir à Copa Sul-Americana é de 57,6%.

Tags: américa destaque americamg interiormg futnacional seriea chapeco libertadores2021