A LaMia anunciou, em 2010, o início das operações no Estado de MéridaCriada após um acordo com o governo de Hugo Chávez para impulsionar o setor aéreo do país, a aérea foi registrada como uma companhia de ciência e tecnologiaCom isso, foi beneficiada com a influência do governo para levantar dinheiro junto a um fundo de investimento criado pelo governo chinês para estimular a economia venezuelana.
Os voos regulares, no entanto, não decolaramO governador de Mérida à época, o chavista Marcos Díaz Orellana, deu todo o apoio ao projeto, mas foi apontado por Albacete como responsável pelo atraso nos repasses de investimento público e na burocraciaEm 2013, finalmente, a LaMia leva seus planos para outro Estado venezuelano: Nova Esparta.
O governador local, general Carlos Mata Figueroa - um dos mais destacados integrantes do então “núcleo duro” do chavismo - abraça o plano, mas a situação de Mérida se repete, o investimento público chega a conta-gotas e a empresa não avança.
Em janeiro de 2015, Albacete desiste da operação venezuelana, transfere as aeronaves para a Bolívia e cria a LaMia Bolívia, em sociedade com Miguel Quiroga, piloto que já voava como instrutor na escola de aviação Aerodinos e era genro do ex-senador boliviano Roger Pinto MolinaQuiroga, de 36 anos, comandava o jato que caiu nesta terça-feira e não sobreviveu ao acidente.
Ele morava no Brasil com a mulher e os três filhosVivia em um distrito da cidade de Epitaciolândia, no Acre, e estava construindo uma casa na cidade“Ele era louco por aviação; um dos melhores pilotos que conheci”, disse ao jornal O Estado de S.Paulo o instrutor de pilotagem acrobática Júlio Soares, de Rio Branco.
GRANDE SALTO - Da Bolívia, Ricardo Albacete transferiu-se para a Espanha, mantendo as operações da LaMia a cargo de QuirogaNo país europeu, o fundador da companhia passou a fazer lobby para os negócios da China Sonangol, gigante chinesa do setor de petróleo com sede em AngolaUm dos principais executivos da China Sonangol, Xu Jinghua - mais conhecido pelo nome que adotou, Sam Pa -, foi figura-chave na criação da LaMia, segundo o próprio Albacete afirmou em entrevista a uma TV venezuelana.
O vídeo, gravado em 2011, mostra Albacete afirmando que o capital da LaMia Venezuela teve ajuda do empresário chinês
Nesta terça-feira, Albacete afirmou que “um raio provavelmente provocou o acidente” em declarações ao jornal espanhol El ConfidencialEle disse que sua empresa - LaMia Venezuela - apenas arrendou os aviões à LaMia Bolívia“Não somos acionistas nem empregadosDeixamos o mesmo nome para não perder a pintura do avião, que arrendamos a eles”.
PRISÃO E DIAMANTES - As operações de Sam Pa à frente de investimentos chineses pelo mundo o levaram a sentar-se à mesa com líderes como o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e o próprio Hugo ChávezSam Pa foi alvo, em junho de 2014, de sanções do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos por “prejudicar as instituições democráticas do Zimbábue” e por “participar de tráfico de diamantes”
“Entre outras ações, Sam Pa deu mais de US$ 1 milhão para membros do governo do Zimbábue para apoiar sua agência de inteligência repressão”, disse o governo norte-americano“Como resultado dessas ações, congelamos todos os bens desse indivíduo dentro das jurisdições dos EUAQualquer transação com cidadãos americanos ou entidades do país está proibida”.
As sanções americanas não impediram o chinês de continuar com suas operações em Angola, Zimbábue e tentar comprar um bloco de exploração de petróleo na Galícia - a operação não deu certo, mas, posteriormente, a China Sonangol conseguiu comprar parte de uma empresa concorrente.
A trajetória do executivo chinês, no entanto, foi encerrada abruptamente no dia 8 de outubro de 2015, quando Sam Pa foi detido pelas autoridades chinesas sob a acusação de corrupção na condução dos negócios do China Investment Fund (CIF).