Superesportes

CHAPECÓ

Prefeito de Chapecó anuncia modernização da Arena Condá e memoriais de Medellín e das vítimas

Em entrevista na manhã desta segunda-feira, Luciano Buligon conta que agradeceu até ao cão labrador, primeiro ser vivo a chegar no local da tragédia com o avião

Marcos Paulo Lima
Luciano Buligon se emocionou na entrevista ao relembrar resgate, homenagens e despedida dos heróis - Foto: Breno Fortes/CB/D. A Press

Enviado especial

Chapecó (SC) - O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, anunciou na manhã desta segunda-feira, na prefeitura da cidade do oeste catarinense, as primeiras medidas para elevar a autoestima do povo marcado pela maior tragédia do município de 210 mil habitantesEle prometeu contruir uma praça em homenagem à cidade de Medellín e quer modernizar a Arena Condá, casa dos jogos do clube, de 19 mil para 40 mil pessoas por meio de uma parceria público privada.

Questionado se pretende fazer um memorial em homenagem às vítimas do acidente aéreo com o voo que transportava as vítimas, Luciano Buligon respondeu que simA ideia é construir o museu dentro da nova Arena CondáNa entrevista coletiva na sede da prefeitura, ele também relatou momentos duros vividos na Colômbia, como na caminhada até o local da tragédia, no meio da mata"Agradeci até ao primeiro ser vivo que chegou lá no dia do acidente: um cão labrador que fez a trilha para as equipes", emocionou-se o político, que fez um pedido a todos que diga ao menos para uma pessoa, hoje, a frase: "Eu te amo".

A seguir, trechos da entrevista coletiva de Luciano Buligon.

» Missão cumprida

Quem estava na Colômbia, foi um pai, uma mãe, um irmão, tentando resolver um problema de famíliaPor acaso, esse alguém era o prefeito de ChapecóA primeira missão era trazer os corpos para aliviar minimamente a dor dos entesIsso se concluiu desde que o primeiro Hércules pousou aqui em ChapecóAli eu terminei a missão de um paiE começou uma segunda, que é como nós podemos reerguer a nossa ChapecoenseA valorização da nossa família, da nossa cidade e a valorização da cidade de Medellín

» Memorial

A ideia é transformar uma praça de Chapecó em cidade de Medellín
Uma lei veta, mas vamos revogá-laQueremos criar uma carta em bronze com a história de MedellínSeria um monumento dando ao nome da praçaA praça se chamaria Cidade de MedellínEu quero fazer uma nova praça.

» Socorro financeiro

A Chapecoense sempre teve uma parceria conoscoA Arena Condá é um patrimônio públicoVamos manter do jeito que estáEu posso assegurar a vocês que quero ajudarVou continuar buscando parceiros para reestruturar a arenaVamos fazer isso de uma forma até mais grandiosa
Defendo que nós busquemos parceiros e parceriasPara melhorar a Arena Condá, no sentido de transformarmos em uma arena multiuso, mais modernaVamos ampliar a arenaNós precisamos melhor a nossa autoestima e fazer a nossa parteAlém disso, precisamos tratar da felicidade das pessoas.

» A viagem de volta

Eu vinha orando, rezando, pensando na minha famíliaRefletindo na minha vidaA minha intenção quando os aviões pousaram era ir para casa, tomar meu banho, abraçar os meus filhos, escovar os dentes e dormirMas eu precisava ir em frente.

» Sobreviventes

Os feridos estão muito bem cuidadosEles vão ser recebidos como heróis quando deixarem a cidade.

» Críticas

Não sou perfeitoJá dei um pau na diretoria do InterUm clube gigante com uma adminitração de várzea.

» LaMia

Qualquer coisa em relação a isso é infinitamente menor do que o que a gente senteHouve erro, houveVai ser punido, vaiNa Colômbia, há rigor na aplicação da leiFiquem tranquilos que eles vão receber a pena que a lei impõeMas isso não me confortaNão traz a vida de volta.

» Gratidão

O primeiro ser que chegou lá foi um cão labrador que fez a trilha e chegou láEu agradeci ao cachorro.

» A entrada na Arena Condá

Eu entro dentro daquela arena desde 1993Vi vitória, derrota, saí alegre, felizEu nunca havia entrado da forma que entreiEu não queria nem ir, mas eu sentia que as pessoas queriam que eu fosseFiz o papel de um pai que foi buscar um filho morto e estava devolvendo às famíliasDepois daquilo, eu comi um cheeseburguer sentado de bermuduão e camiseta com a famíliaMeu filho agradeceu por eu não ter viajadoÀ noite, comi um frango com arroz, mas não consegui tomar um vinhoNo domingo, fui a um açougue, fiz um churrasco, assisti a um filme de Pets, uma animação e fui dormir só de madrugadaFoi a minha rotina depois que eu voltei.

» Quando achou que não ia aguentar...

Quando eu subi no caminhão do bombeiro para abrir o cortejo, uma senhora, na saída do aeroporto, soltou o celular e o guarda-chuva, olhou pra mim e disse: "muito obrigado"Ali, eu pensei que não fosse aguentarQuando eu arranquei do caminhão e ouvi isso, eu sinceramente achei que eu não chegaria na Arena CondáNa Colômbia também, coloquei a mão direita no peito e curvei a cabeça para chorarFoi como uma mãe agradecendo a devolução de um filho morto.

» Autoestima da cidade

Nós vamos dar uma grande demonstração de uniãoVamos saber capitalizar issoVamos entender o grande legado da Chapecoense, que é uma administração responsávelVamos superar esse momento com uma energia irrefreável.

» Ampliação da arena e Memorial das Vítimas

A minha concepção é fazer uma participação público privada (PPP)Quero ampliar de 19 mil para 40 milPrecisamos criar um museu, um memorial das vítimas, que valorize os legados, mitos, lendasNão podemos deixar esses legados de foraLá dentro da arena, nós precisamos de uma PPPEu trouxa várias recordações que vamos usar na museuSoltem a imaginação e nos ajudem.

» Recado ao povo brasileiro

Abrace o pai de vocêsDiagam a todos que vocês os amamEsse é o único valor que nós temosNo mais, problemas são para serem enfrentadosOuça o seu coração, que alguém vai te dizer alguma coisaEstou tirando férias a partir do dia 9 e volto depois do dia 30 para tomar posse.

Veja o vídeo da entrevista: