Superesportes

CORINTHIANS

Queda diante do Cruzeiro amplia pressão sobre Jair Ventura, mas jogadores prometem 'não se abater'

Técnico corintiano ficou em situação complicada após derrota

Estadão Conteúdo
Elenco do Corinthians está há cinco jogos seguidos sem vencer sob o comando de Jair Ventura - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
O vice-campeonato da Copa do Brasil, após a derrota desta quarta-feira para o Cruzeiro na decisão em São Paulo, deixa o técnico Jair Ventura com futuro incerto no Corinthians. Apesar de completar apenas seu décimo jogo à frente da equipe, as fracas atuações têm deixado o torcedor bastante apreensivo. Sob seu comando, o time chegou ao quinto jogo seguido sem vitória e está ameaçado pela zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.



Os jogadores, no entanto, saíram em defesa do treinador e consideraram que o time fez um bom jogo na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro ontem em Itaquera. "Não tem a questão de abatimento. A gente sabe que tem essa justiça dentro do jogo e temos que ter maturidade", comentou Fagner. No entanto, ele admitiu que a equipe cometeu erros bobos. "Time que briga pelo título não pode errar da maneira que errou", completou.

O volante Ralf também considerou que o vice da Copa do Brasil veio mais por conta da derrota no jogo de ida por 1 a 0. "Copa do Brasil e Libertadores são torneios que tem que saber jogar.
Se não perder fora, a gente tem chance de ganhar."

Jair assumiu o clube em uma fogueira, antes do clássico diante do Palmeiras pelo Brasileiro. Foi anunciado na sexta-feira, treinou no sábado e jogou domingo na casa do rival.

O segundo jogo de Jair foi a semifinal da Copa do Brasil diante do Flamengo, no Maracanã. Armou um ferrolho, não deu um chute a gol, mas sobreviveu com um 0 a 0. No jogo de volta, venceu por 2 a 1 - gol salvador de Pedrinho - e chegou à primeira final de sua carreira.

No primeiro jogo da decisão, novo sofrimento. O Corinthians de Jair atacou pouco de novo. O time escapou de uma derrota maior. No final do jogo, a torcida "comemorou" o revés, pois acreditava na virada em casa, que não veio.

No Brasileiro, a trajetória ainda está em construção, com altos e baixos. Depois de perder para o Palmeiras, Ventura se recuperou com uma vitória sobre o Sport. Empatou com o Inter (1 a 1) e o América (0 a 0). Perdeu para o Flamengo (3 a 0) e para o Santos (1 a 0).


Agora, resta ao treinador sair um pouco da teoria e partir para a prática. Jair já deu declarações que costuma estudar bastante tática e a história do futebol. Um dos livros de cabeceira é "Os números do jogo", do estatístico Chris Anderson e do especialista em estratégias David Sally. É sobre análise de desempenho.

Jair terá buscar novo ânimo para a equipe tentar fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro está a apenas quatro pontos da zona da degola a nove rodadas do término da competição. No domingo, terá um duelo direto na briga contra o rebaixamento: visitará o Vitória, no Barradão.

"A gente tentou atrapalhar e criar situações de gol. Agora, é manter o que foi bom para o Brasileiro e voltar a vencer. E o que não foi bom, corrigir", finalizou o lateral-direito Fagner..