O Corinthians sofre com a falta de confiança em meio à má fase, mas a derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG não abalou o otimismo de Vanderlei Luxemburgo. Ao contrário dos jogadores, o técnico faz questão de manter a cabeça erguida, mostrar otimismo e renovar promessas de melhora.
Técnico promete Corinthians no topo
— No final do ano vamos estar disputando lá em cima. Não tenha nenhuma dúvida disso. Sabemos o que estamos fazendo — disse Luxa em entrevista coletiva.
O otimismo tem sido uma marca do treinador, que desde que assumiu diz que as coisas vão melhorar no Corinthians. Mesmo nas derrotas ele reforça as “coisas boas” que vê em campo. Foi assim com alguns jovens da base (Pedro, Wesley e Felipe Augusto, por exemplo), e com Paulinho de primeiro volante.
Corinthians precisa de calma, diz Luxa
— Tenho que ter o controle de fazer as coisas com calma. O futebol não é ciência exata, exige paciência. O torcedor tem toda a razão [em cobrar], porque é um momento difícil do clube, mas estou aqui com todo o processo de torcida, ambiente, emocional, mudanças, uma série de coisas acontecendo ao mesmo tempo. Não é fácil de administrar, tem que ter calma — pediu o técnico.
A paciência é outra característica do trabalho de Luxa no Corinthians. Ele já pediu tempo em entrevistas e até em uma conversa com torcidas organizadas, durante um protesto no CT. Até aqui o técnico teve 18 dias de trabalho e oito treinos com os titulares em campo.
Otimismo contradiz o elenco
Luxemburgo é o único que ainda se permite sorrir durante as entrevistas que dá no Corinthians. O técnico é um escudo do elenco, centraliza as cobranças e repete sua promessa como um mantra: “as coisas vão começar a acontecer”.
Entre os jogadores, o clima é outro. Só os veteranos Fábio Santos e Paulinho falaram com os jornalistas no Mineirão, disseram que “já passou da hora de reagir” à crise e que só uma vitória vai trazer a confiança de volta.
Os próximos jogos do Corinthians
21/maio - Flamengo x Corinthians, pela sétima rodada do Brasileirão
24/maio - Argentinos Jrs. x Corinthians, pela fase de grupos da Libertadores
27/maio - Corinthians x Fluminense, pela oitava rodada do Brasileirão
31/maio - Corinthians x Atlético-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil
3/junho - América-MG x Corinthians, pela nona rodada do Brasileirão