Coritiba
None

AMÉRICA

Em busca de atacante, América negocia a contratação de Jonatas Belusso, do Coritiba

Presidente Marcus Salum e representante do atleta confirmaram conversas

postado em 18/12/2018 21:30 / atualizado em 19/12/2018 02:35

Divulgação/Coritiba
Depois de não renovar com Rafael Moura, o América busca a contratação de um novo centroavante para a temporada 2019. A bola da vez é Jonatas Belusso, de 30 anos, que pertence ao Vitória e está emprestado ao Coritiba até dezembro de 2019. O presidente do Coelho, Marcus Salum, considerou como “uma possibilidade” em entrevista ao programa Bastidores, da Rádio Itatiaia

O Superesportes entrou em contato com Marcelo Lipatin, representante do atacante, que confirmou o andamento da negociação e ressaltou o desejo de seu cliente em vestir a camisa americana. “Ele quer muito jogar no América. Existe sim a negociação. Vamos conversar com Coritiba e Vitória para rescindir o contrato”.

O América não deve enfrentar dificuldades nas conversas com Vitória e Coritiba, que estão dispostos a abrir mão do jogador em função do rendimento ruim em 2018 (veja os dados no fim da matéria). Belusso tem os direitos federativos ligados ao clube baiano e está emprestado à equipe paranaense até dezembro de 2019. Assim que houver o encerramento dos contratos, o atacante assinará com o Coelho por dois anos, até o fim de 2020.

Revelado no Toledo, do Paraná, Jonatas Belusso defendeu 20 clubes na carreira. No Brasil, sua melhor temporada foi a de 2017, quando marcou 12 gols com a camisa do Brusque (um na Copa do Brasil e 11 no Campeonato Catarinense) e 11 pelo Londrina (todos na Série B). A grande performance lhe rendeu transferência para o Al Shabab, da Arábia Saudita. No Oriente Médio, porém, o atacante foi discreto, com apenas um gol em cinco partidas.

No exterior, Belusso registrou bons números em 2015, na segunda divisão da Coreia do Sul (K-League 2), pelo Gangwon. Em 31 jogos, ele marcou 15 gols e ficou na sétima posição entre os artilheiros da competição. O primeiro colocado foi o também brasileiro Johnathan, com 26 gols.

Reforços

Até o momento, o Coelho oficializou as contratações do lateral-direito Leandro Silva, ex-Coritiba; do meia-atacante Felipe Azevedo, ex-Ceará; e do atacante Marcelo Toscano, que jogou pelo próprio América em 2015 e defendeu nos últimos três anos o Jeju United, da Coreia do Sul, e o Omiya Ardija, do Japão. À Rádio Itatiaia, Marcus Salum explicou que o time será remontado visando às disputas de Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série B em 2019. 

“Nós vamos remontar o time. Muitos jogadores que estão saindo iriam sair mesmo se o América ficasse na Série A. Do meio para frente, nosso desempenho foi muito ruim. O América teve um belo desempenho do meio para trás e um péssimo desempenho do meio para frente. Efetivamente, perdemos dois jogadores: Matheus Ferraz e Carlinhos. Com o Giovanni não iríamos renovar por causa do excesso de contusões. O Aderlan tem uma proposta para disputar o Paulista. E o João Ricardo tem uma proposta do América e até hoje não acertou com nenhum clube. Não sei se vai voltar a conversar com a gente, foi o que tinha combinado com a gente. Ele ia tentar achar uma proposta superior e voltaria a conversar com a gente, já que ele acha que está no momento de carreira que tem que tentar dar um salto e ganhar mais do que ganha”, comentou o dirigente.

“Já trouxemos o Toscano, o Felipe Azevedo e o Leandro Silva. Temos mais uns dois ou três nomes em negociação, especialmente para a lateral e o ataque. Temos que trazer centroavante e jogador de beirada. Zagueiros nós temos o Messias e o Paulão e estamos esperando uma renovação com o Ricardo Silva, senão virá outro. E nós vamos aproveitar esse trabalho do sub-23 para subir alguns meninos. O Christian tem contrato, o Zé Ricardo tem contrato, o Matheusinho tem contrato. Vamos subir o Morelli, o França, o Rafael Oller, o Márcio, o Bolívia e o Sabino. Todos eles vão subir. Esse é um grupo que será formado e eu tenho certeza de que o América terá uma boa equipe. Renovamos com o Givanildo, tivemos uma conversa muito importante com ele. Agora só farei contrato de um ano (com o técnico). O desgaste que tive com o Enderson eu não quero mais não”, completou Salum.

Estatísticas recentes de Jonatas Belusso


2018: 19 jogos e 2 gols


Coritiba

Série B: 9 jogos e nenhum gol

Vitória:

Copa do Brasil: 3 jogos e 1 gol

Campeonato Baiano: 7 jogos e 1 gol

2017: 41 jogos e 24 gols


Al Shabab

Campeonato Saudita: 5 jogos e 1 gol

Londrina

Série B: 17 jogos e 11 gols

Brusque

Copa do Brasil: 2 jogos e 1 gol

Campeonato Catarinense: 17 jogos e 11 gols

2016: 27 jogos e 4 gols


Brasil de Pelotas

Série B: 10 jogos e nenhum gol

Seoul E-Land

K-League 2: 17 jogos e 4 gols

2015: 32 jogos e 15 gols


Gangwon

K-League 2: 31 jogos e 15 gols

Botafogo-PB

Campeonato Paraibano: 1 jogo e nenhum gol

Tags: Jonatas Belusso mercadobola coritibapr vitoriaba futnacional interiormg américa