Coritiba
None

SÉRIE B

Em 'jogo de seis pontos', América visita o Coritiba para manter o embalo na Série B

Invicto há 12 rodadas e perto do G-4, Coelho tenta subir mais um degrau

postado em 28/09/2019 06:01

<i>(Foto: Estevão Germano/América)</i>
Com uma das melhores campanhas de recuperação da história da Série B, saindo da lanterna para a oitava posição, a apenas dois pontos da zona de classificação para a Primeira Divisão, o América enfrenta o Coritiba neste sábado, às 16h30, pela 25ª rodada da Segundona, em uma briga direta na tabela. Enquanto o Coelho está com 35 pontos, o Coxa vem logo atrás com 34, em 9º. A equipe mineira defende mais uma vez a invencibilidade de 12 jogos. Desde que Felipe Conceição assumiu o comando, a equipe não perde fora de casa.

O retrospecto do técnico do Coelho impressiona. Em 15 jogos, são oito vitórias, seis empates e apenas uma derrota. São números muito superiores aos de seus antecessores. Givanildo comandou o time duas vezes no Brasileiro e perdeu ambas. Mauricio Barbieri, que veio a seguir, ficou no comando em seis jogos – uma vitória, dois empates e três derrotas.

Como visitante, Conceição comandou o time em sete partidas. O retrospecto mostra três vitórias e quatro empates. Mais que isso, o time não sofreu gols nos últimos seis confrontos longe de casa. Na única vez em que a defesa americana foi vazada fora de seus domínios com o treinador atual foi no empate em 1 a 1 com o Vila Nova-GO. Além disso, o time mostra números positivos, pois marcou seis gols nestas sete partidas, enquanto a defesa levou apenas um gol.

Quando assumiu o time, o treinador havia demonstrado uma grande preocupação com a parte defensiva. “Estávamos muito vulneráveis. A defesa era muito frágil. Por isso priorizei o setor. Para atacar, precisávamos, primeiro, aprender a defender. E isso foi o que aconteceu.” Prova disso é que quando assumiu o time, o América havia sofrido 13 gols e marcado apenas seis. Com Conceição, o ataque já fez 19 gols e sofreu nove.

<i>(Foto: Estevão Germano/América)</i>


Time novo


No turno da competição, em BH, América e Coritiba empataram em 1 a 1 no Independência. A equipe mineira está bastante modificada em relação a essa primeira partida entre os dois na temporada. São sete jogadores diferentes. O goleiro foi Thiago, que perdeu espaço no clube. O titular agora é Airton. A zaga é outra, com a saída de Paulão, que foi para o Fortaleza, e Ricardo Silva, que está fora para solucionar questões particulares. Pedrão e Lucas Kal são os novos donos das posições.

No meio, saiu Luiz Fernando, que deixou o clube. Em seu lugar, o jovem Flávio. O ataque foi todo modificado, com Diego Ferreira, Júnior Viçosa e Matheusinho assumindo os postos de Felipe Azevedo, Júnior Belusso e Neto Berola – este rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e está fora da temporada.

Para um desses novatos, o zagueiro Pedrão, esse é um momento de afirmação. “Há muito esperava a oportunidade de estar no time titular. Será meu terceiro jogo e quero me firmar na posição.” Sobre a chance de o time entrar para o G-4 da Série B, o zagueiro se mostra comedido. “Temos de pensar uma coisa de cada vez. Primeiro, precisamos vencer. Depois, pensar no jogo seguinte. Tem sido assim até agora e não podemos mudar a forma de pensar.”

Estreia no adversário


O Coritiba entra em campo pressionado e em débito com sua torcida. Na última vez em que o time jogou no Couto Pereira, no último final de semana, foi derrotado pelo CRB (2 a 0), resultado que culminou na queda do técnico Umberto Louzer. O substituto, Jorginho, estreia justamente na partida deste sábado. O time folgou no meio da semana, pois a partida que teria contra o Cuiabá, na capital do Mato Grosso, foi cancelada porque o gramado não estava em condições de jogo devido à seca prolongada na cidade.

CORITIBA X AMÉRICA

Motivo: 25ª rodada da Série B do Brasileiro
Estádio: Couto Pereira
Data: sábado, 28 de setembro
Horário: 16h30
Árbitro: Marcelo Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ)
TV: SporTV

CORITIBA
Alex Muralha; Diogo Matheus, Sabino, Rafael Silva e William Matheus; Matheus Sales, Giovanni, Robson e Thiago Lopes; Rafinha e Rodrigão
Técnico: Jorginho

AMÉRICA
Airton; Leandro Silva, Pedrão, Lucas Kal e João Paulo; Flávio, Juninho e Willian Maranhão; Diego Ferreira, Matheusinho e Júnior Viçosa
Técnico: Felipe Conceição

Tags: Couto Pereira interiormg coritibapr coelho américa serieb