Criciúma
None

COPA DO BRASIL

Na Copa do Brasil, Chapecoense e Criciúma se enfrentam para espantar a má fase

Chape pediu adiamento do jogo, mas CBF recusou o pedido do clube

postado em 27/03/2019 11:50 / atualizado em 27/03/2019 13:26

<i>(Foto: Márcio Cunha | ACF)</i>
Sem técnico desde a demissão de Claudinei Oliveira, a Chapecoense tem seu principal teste do primeiro semestre nesta quarta-feira, às 19h15. Sob a batuta do interino Emerson Cris, o clube recebe o Criciúma na Arena Condá na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Nos dois primeiros confrontos entre os rivais, pelo Campeonato Catarinense, duas vitórias simples do time de Chapecó - ambas por 1 a 0. A Chapecoense vem de vitória por 3 a 2 contra o Hercílio Luz, que deu a confiança que o elenco precisava. Já o Criciúma vem de derrota para o Avaí por 2 a 0 e o técnico Gilson Kleina já começa a sofrer com a pressão da torcida. São dois jogos e nenhuma vitória.

A ideia do presidente da Chapecoense, Plínio David de Nes Filho, era contratar um novo treinador no último final de semana, mas a programação melou diante do mercado. A diretoria tem dificuldade para encontrar um nome experiência para disputar o Campeonato Brasileiro, mas que se encaixe no projeto do clube. Mancini foi procurado, mas preferiu seguir como coordenador técnico do São Paulo.

Sendo assim, Emerson Cris segue no comando interino. Após poupar os titulares contra o Hercílio Luz, o treinador vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição.

Do outro lado, o trabalho de Gilson Kleina também não está cercado de tranquilidade. Diante de uma crise institucional entre o clube e a torcida, o treinador chegou para tentar apagar o incêndio. Só que até aqui empatou com o Brusque e perdeu para o Avaí.

O próprio Kleina admitiu que a classificação para as semifinais do Campeonato Catarinense ficou mais complicada após a derrota para o Avaí, por 2 a 0, em casa. Por isso que a Copa do Brasil aparece como a saída para dar a voltar por cima.

Anunciados após a chegada do novo treinador, o meia Wesley (ex-Santos, São Paulo e Palmeiras) e o atacante Vinícius (ex-Palmeiras e Vitória) devem fazer suas estreias. A escalação, porém, é mantida em sigilo por Gilson Kleina.

ADIAMENTO


A Chapecoense comunicou nesta quarta-feira que a partida contra o Criciúma, marcado para as 19h15 e válida pela terceira fase da Copa do Brasil, será realizada na Arena Condá. O clube havia solicitado à CBF o adiamento da partida em função do falecimento do jornalista Rafael Henzel, mas a sua solicitação foi negada duas vezes. 

"Em caráter oficial, a CBF informou a manutenção da partida entre Chapecoense x Criciúma, válida pela terceira fase da Copa do Brasil, para as 19h15 desta quarta-feira (27). A Chapecoense realizou dois pedidos para que o jogo fosse adiado, mas não houve o aceite", anunciou a Chapecoense em publicação no seu perfil no Twitter. 

Henzel passou a ter ligação direta com a Chapecoense após ser um dos seis sobreviventes do acidente com o avião que transportava a equipe catarinense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana de 2016 contra o Atlético Nacional, - com a tragédia que matou 71 pessoas, a decisão não foi realizada e o clube brasileiro acabou sendo declarado campeão. 

Para a Chapecoense, não havia clima para a realização do jogo. Além disso, o clube alegou também que o adiamento será uma ação de respeito aos familiares e amigos do jornalista. Agora, com a decisão da CBF de manter o jogo, Henzel será homenageado durante a partida desta quarta-feira. 

O jornalista de 45 anos faleceu na noite desta terça em razão de um mal súbito sofrido quando jogava futebol com amigos e colegas de profissão. Seu corpo está sendo velado nesta quarta-feira no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. O cortejo até o cemitério vai começar às 16 horas. O corpo será levado pelo caminhão do Corpo de Bombeiros. O sepultamento será às 17h.

Único jornalista a sobreviver à tragédia, ele trabalhava na rádio Oeste Capital e havia retomado as suas atividades no veículo de comunicação após sobreviver à tragédia que abalou o futebol mundial.

Tags: criciumasc nacional seriea chapecoensesc