Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Semifinais do Mineiro definidas; Tombense supera grandes e faz melhor campanha

Duelos das semifinais serão realizados nos dias 2 e 5 de agosto

postado em 30/07/2020 00:10 / atualizado em 30/07/2020 01:06

 Depois de cinco anos, o Campeonato Mineiro voltará a ter uma final entre um clube do interior e outro de Belo Horizonte. Nesta quarta-feira, no fechamento da 11ª rodada da fase de classificação, foram definidas as semifinais com os duelos entre o líder Tombense e a Caldense, 4ª colocada, e o choque entre os rivais América, 2º, e Atlético, 3º. O Cruzeiro terminou em quinto, fora dos mata-matas e amarga sua pior colocação no Estadual em 63 anos. Em 1957, o clube também ficou fora do G4.

Os duelos das semifinais serão realizados nos dias 2 e 5 de agosto.

O Tombense fez história ao confirmar a liderança da fase de classificação. Nesta quarta-feira, o time dirigido por Eugênio Souza superou o Uberlândia por 1 a 0, em Tombos, e chegou a 26 pontos, com 78,88% de aproveitamento. A campanha teve oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 18 gols pró e seis contra.


O Tombense é o terceiro clube do interior, neste século, a terminar a primeira fase do Mineiro na liderança. Os outros foram Ipatinga, em 2006, e Caldense, em 2015.

Caberá agora ao ‘Gavião-Carcará’, de Tombos, tentar quebrar a hegemonia dos grandes da capital no Campeonato Mineiro. Desde 2001, entre os times do interior, só o Ipatinga, em 2005, conseguiu superar um clube de BH (Cruzeiro) e ficar com a taça. Em 2002, a Caldense foi campeã, mas em edição sem América, Atlético e Cruzeiro.

Na semifinal, o Tombense reviverá a semifinal do Mineiro de 2015, quando enfrentou a Caldense. À época, o Gavião foi eliminado. Dessa vez, o clube entra como favorito e com a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Os dois jogos dos representantes do interior serão realizados em Belo Horizonte, uma vez que os estádios Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, e Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, não estão habilitados para receber o árbitro de vídeo (VAR).

Se passar pela Caldense, o Tombense também preservará sua vantagem diante de América ou Atlético.

A Veterana de Poços de Caldas chegou à quarta colocação com 20 pontos.

A outra semifinal será disputada entre América e Atlético. O Coelho terá a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols por ter terminado na segunda colocação, com 25 pontos. O primeiro duelo será no Mineirão, com mando do Galo, que somou 22 pontos.

Em 6 de agosto, dia seguinte às semifinais, os finalistas vão se reunir na Federação Mineira de Futebol para definir as melhores datas para a realização das partidas da decisão. 

Veja a classificação final da primeira fase do Campeonato Mineiro

Tags: serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg seriea