Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Herói do River na Libertadores, Quintero já esteve muito perto de Atlético e Cruzeiro

No fim do ano, Quintero será adquirido pelo Porto por 3,25 milhões de euros

postado em 09/12/2018 23:11 / atualizado em 10/12/2018 11:45

AFP / Gabriel BOUYS
 O canhotinho Quintero, de 25 anos, herói do River Plate na conquista da Copa Libertadores sobre o Boca Juniors, neste domingo, em Madri, ao marcar o gol da virada dos ‘millonarios’ na vitória por 3 a 1, esteve muito perto de vestir as camisas de Cruzeiro e Atlético algumas temporadas atrás.

Em junho de 2015, quando Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro para substituir Marcelo Oliveira, Quintero foi oferecido ao então presidente Gilvan de Pinho Tavares pelo ex-jogador Deco. À época com 22 anos, o meia colombiano chegaria à Toca da Raposa II por empréstimo. A negociação esteve perto de ser concluída, mas acabou descartada devido a uma lesão no joelho direito do armador.

“Vimos que ele se lesionou e temos de olhar sobre isso. Precisamos de contratações que venham para jogar”, justificou na época o presidente do Cruzeiro. Gilvan também se mostrava desconfiado na ocasião com as facilidades oferecidas pelo Porto para ceder Quintero. 

O mandatário cruzeirense chegou a declarar que estava com “pulga atrás da orelha” pela possibilidade de o Porto liberar o meia, então tachado de grande revelação da Colômbia.

Com a desistência do Cruzeiro, Quintero foi também oferecido ao Atlético em 2015, mas se transferiu para o Rennes, da França

Em fevereiro de 2017, quando Quintero estava emprestado pelo Porto ao Independiente Medellín, da Colômbia, o Atlético fez nova investida para contratá-lo. A imprensa portuguesa chegou a noticiar a proposta do Galo. Apesar disso, ele seguiu no futebol colombiano.

Em janeiro deste ano, Quintero foi cedido ao River Plate pelos portugueses, chance que considerou a maior de sua carreira para finalmente deslanchar. “A expectativa que tenho é muito grande. Sei que é um lugar especial para mim, pelo que é o futebol, e pela vontade que tenho. Quero demonstrar em campo, mas é impossível não nos comovermos com tudo o que representa o River. Surpreendeu-me um pouco o interesse, mas, quando soube, não pensei em mais nada. Disse ao meu representante que não fizesse mais nada. Decidi que era a oportunidade da minha vida”.

Nessa passagem pelo River, Quintero tem 32 jogos e seis gols, o mais importante deles marcado neste domingo, sobre o rival Boca, e que deu ao clube millonario o título continental. 

Para a sorte do River Plate, o valorizado jogador de 25 anos tem contrato até o fim do ano e está com os direitos fixados pelo Porto em 3,25 milhões de euros. O presidente Rodolfo D'Onofrio já adiantou que exercerá a compra no fim desta temporada.

O vínculo de Quintero com o Porto vai até junho de 2021. O jogador chegou ao clube português em 2013. À época, ele teve 50% dos direitos comprados por 5 milhões de euros ao Pescara, da Itália. Em 2014, os Dragões pagaram mais 4,5 milhões de euros pela outra metade do “passe”. Apesar do investimento total portista de 9,5 milhões de euros, o armador fez apenas 64 jogos pelo clube e marcou sete gols em duas temporadas.

Revelado pelo modesto Envigado, da Colômbia, Quintero defendeu ainda na carreira o Atlético Nacional de Medellín, em 2012, e o Pescara da Itália (2012/13), clube que o negociou com o Porto.

Tags: libertadores2018 interiormg seriea mercadobola atleticomg atlético cruzeiro cruzeiroec quintero