Cruzeiro
None

CONMEBOL

Ao menos 20 clubes teriam inscrito jogadores fora do prazo na Libertadores e na Sul-Americana

Barcelona foi único clube punido pela Conmebol por falha em inscrição

postado em 20/02/2019 18:51 / atualizado em 20/02/2019 21:58

<i>(Foto: AFP / Mauro Pimentel)</i>
O começo dos torneios de clubes na América do Sul nas últimas semanas poderá ficar marcado por vários problemas extracampo. Nesta quarta-feira, a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) revelou que mais de 20 clubes do continente que participam das Copas Libertadores e Sul-Americana são alvo de ação disciplinar da Conmebol por inscrição fora de prazo. 

A federação chilena divulgou nota oficial para assegurar que nenhum dos seus seis times participantes nos torneios - Universidad de Chile, Deportes Antofagasta, Palestino, Unión La Calera, Unión Española e Colo Colo - não serão punidos. Mas também revelou que o problema envolve mais de 20 times. 

"Há mais de 20 equipes sul-americanas participando desses torneios, para os quais uma ação disciplinar foi aberta por inscrição após o prazo final. Seis deles são chilenos. A inscrição de todos eles foi confirmada pelo Departamento de Competição da Conmebol", anunciou a federação chilena. 

Embora as inscrições tenham sido aceitas, a Conmebol enviou os casos para o seu tribunal disciplinar. Mas a federação chilena assegurou que nenhum dos seus filiados corre o risco de ser punido. "As inscrições das equipes chilenas já foram aceitas pelo Departamento de Competição da Conmebol. Em nenhum caso implicaria a perda de pontos ou de jogos pelos clubes chilenos que já jogaram na Copa Sul-Americana e na Libertadores", afirmou. 

A federação chilena, inclusive, declarou ter cometido um erro no envio da lista de inscritos do clube e vai assumir o erro pelo equívoco. "A inscrição tardia foi devido a um atraso da Associação Nacional de Futebol Profissional na verificação do sistema e foi corrigido em um dia não útil. A ANFP assumirá as consequências que esse problema possa gerar, que em nenhum caso serão transmitidas aos clubes nacionais envolvidos", acrescenta. 

<i>(Foto: Barcelona de Guayaquil/divulgação)</i>
 Neste ano, um time já foi punido pela utilização de um jogador irregular na Libertadores. O Barcelona de Guayaquil acabou sendo sancionado com um placar desfavorável de 3 a 0 numa partida em que havia vencido o uruguaio Defensor por 2 a 1 pelo uso do colombiano Sebastian Perez. Posteriormente, o clube equatoriano foi eliminado da competição.

Tags: conmebol libertadores2019 sulamericana cruzeiroec atleticomg flamengorj corinthianssp internacionalrs gremiors santossp saopaulosp