Cruzeiro
None

TROFÉU TELÊ SANTANA

Troféu Telê Santana elege os melhores do esporte em Minas em 2019: veja seleção e revelação

Grande destaque da noite foi o Minas Tênis Clube

postado em 18/02/2020 22:23 / atualizado em 18/02/2020 22:40

(Foto: Marcos Vieira/EM/D. A Press)
O ano de 2019 foi frustrante para os três grandes clubes do futebol mineiro. Apesar do título estadual, o badalado time do Cruzeiro decepcionou a ponto de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O América “bateu na trave” e deixou o acesso à Série A escapar na última rodada da Segundona. Já o Atlético deu esperanças à torcida na Copa Sul-Americana, mas caiu nas semifinais. Numa das eleições mais acirradas dos últimos anos, prevaleceu o equilíbrio na composição da Seleção do Troféu Telê Santana. Os vencedores da 19ª edição do ‘Oscar do esporte mineiro’ foram conhecidos nessa terça-feira, em noite de gala, no Mineirão.

(Foto: Lara Pereira/Superesportes)


O grande vitorioso da principal premiação do estado veio da quadra e não do campo. Campeão da Superliga, do Sul-Americano e da Copa Brasil, o time feminino de vôlei do Minas Tênis Clube levou o troféu Destaque Nacional.

A Seleção do Telê Santana 2019 contou com quatro jogadores do América, quatro do Cruzeiro e três do Atlético. Os eleitos foram Fábio (Cruzeiro); Orejuela (Cruzeiro), Cacá (Cruzeiro), Leo (Cruzeiro) e João Paulo (América); Jair (Atlético), Juninho (América), Cazares (Atlético) e Matheusinho (América); Marquinhos (Atlético) e Júnior Viçosa (América). O técnico do ano foi Felipe Conceição, pelo trabalho desenvolvido no Coelho durante a Série B. No começo do ano, ele se transferiu para o RB Bragantino.

Marquinhos, do Atlético, foi eleito a revelação de 2019, vencendo a disputa com o zagueiro cruzeirense Cacá e o volante americano Flávio. O jovem de 20 anos marcou um gol e deu três assistências em 13 jogos pelo Galo na última temporada.

Autor de 21 gols em 54 jogos, Fred foi o artilheiro da temporada 2019 em Minas com a camisa do Cruzeiro. 

Já o prêmio de Destaque do Interior ficou com o Coimbra. O clube de Contagem, novo integrante da elite do futebol mineiro, foi campeão do Módulo II em 2019. Na temporada anterior, já havia erguido a taça da Segunda Divisão estadual.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi o anúncio do Troféu Fair Play para Dona Salomé, torcedora-símbolo do Cruzeiro falecida em 10 de dezembro passado, dois dias depois do rebaixamento inédito do clube à Série B. A triste coincidência fez a morte da fanática de 86 anos ter repercussão nacional no ano passado.

Ranking histórico

O Cruzeiro lidera o ranking histórico do Troféu Telê Santana, premiação iniciada em 2001. O clube celeste tem 154 estatuetas, seguido pelo Atlético, com 127, e pelo América, com 26. O Minas Tênis Clube ganhou seu nono troféu este ano. 

Os premiados da 19ª edição do Troféu Telê Santana

Seleção do Telê Santana

Fábio (Cruzeiro)
Orejuela (Cruzeiro)
Cacá (Cruzeiro)
Leo (Cruzeiro)
João Paulo (América)
Jair (Atlético)
Juninho (América)
Cazares (Atlético)
Matheusinho (América)
Marquinhos (Atlético)
Júnior Viçosa (América)

Revelação: Marquinhos (Atlético)

Destaque Do Interior
Coimbra (Campeão mineiro do módulo II)

Melhor Técnico
Felipe Conceição (América)
Performance na Série B do Campeonato Brasileiro 

Goleador do ano
Fred (Cruzeiro)
21 Gols em 54 Jogos

Fair Play
Dona Salomé
Torcedora-símbolo do Cruzeiro, falecida em 10 de dezembro de 2019

Destaque Nacional
Minas Tênis Clube – Vôlei Feminino
Campeão da Superliga Feminina, Copa Brasil e Sul-Americano

Ranking histórico do Troféu Telê Santana

1º) Cruzeiro – 154 troféus (149 até 2018)
2º) Atlético – 127 troféus (123 até 2018)
3º) América – 26 troféus (21 até 2018)
4º) Ipatinga – 11 troféus (10 até 2017)
5º) Minas Tênis Clube – 9 troféus (8 até 2018)
6º) Tupi e Boa Esporte – 3 troféus
7º) Araxá, Chapecoense, Democrata-GV, Ituiutaba, Montes Claros Vôlei, Patrocinense, Praia Clube, Ribeirão das Neves (futebol feminino), Tombense, Uberaba, Villa Nova, Guarani de Divinópolis, Coimbra – 1 troféu

Tags: serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg seriea troféu telê santana