Cruzeiro

Tostão afirma: "Ronaldo foi o maior jogador que já passou pelo Cruzeiro"

Ídolo eterno do Cruzeiro, craque que fez história com a camisa estrelada e com a Seleção Brasileira na Copa de 1970, Tostão diz que Ronaldo deveria ter parado antes, mas diz que a decisão de encerrar a carreira é mesmo muito difícil

Leandro Mattos

Tostão, no centro da foto, entre Natal e Dirceu Lopes, elencou Ronaldo como um dos maiores ídolos da história celeste
A notícia de que Ronaldo vai encerrar sua carreira como jogador de futebol sacudiu o mundo da bola neste domingo. Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1994 e 2002), maior artilheiro da história das Copas, eleito como o melhor do mundo pela Fifa por três vezes… Elencar as façanhas do Fenômeno virou lugar comum, com a extensa lista de glórias que o garoto de Bento Ribeiro, subúrbio do Rio de Janeiro, conquistou ao longo de sua trajetória pelos clubes do Brasil e do exterior. Quis o destino que um dos maiores atacantes de todos os tempos explodisse em grandeza num clube de Minas Gerais, o Cruzeiro. Foi com a camisa estrelada que o moleque, ainda franzino, infernizou defesas adversárias em 1993 e 1994 e foi convocado para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, com apenas 17 anos.


Foi sobre esses feitos e sobre a decisão anunciada pelo Fenômeno que o Superesportes conversou com o maior jogador da história do Cruzeiro: Tostão. Numa entrevista exclusiva, o campeão da Taça Brasil de 1966 pelo time estrelado, falou sobre o fim da carreira de Ronaldo. Para o craque da Copa de 70, a decisão deveria ter sido tomada antes.  “Era uma decisão mais do que esperada. Havia um consenso de que Ronaldo já não conseguia jogar de maneira efetiva, com a qualidade que o transformou no fenômeno que ele realmente foi. Acho que foi uma decisão ótima para ele, pois já estava passando da hora dele parar”.

Imagens marcantes da carreira de Ronaldo

Mesmo afirmando que Ronaldo poderia ter encerrado a carreira antes, Tostão foi enfático ao dizer que a decisão de deixar o futebol é mesmo muito difícil e extremamente pessoal. “É realmente uma decisão muito difícil para o jogador e uma coisa extremamente pessoal, que só cabe ao próprio atleta”.

Grande dimensão

Tostão lembrou dos primeiros jogos de Ronaldo com a camisa do Cruzeiro
Tostão também falou da importância de Ronaldo para o Cruzeiro e disse que se lembra muito bem dos primeiros jogos do Fenômeno em terras mineiras. “Ele era, desde o início, um jogador excepcional. Logo no começo da carreira, nos primeiros jogos, ele já dava os sinais de que seria mesmo um fenômeno”.

Para o ex-jogador, devido à dimensão que Ronaldo atingiu durante a carreira nos clubes que defendeu pelo mundo, com as premiações, títulos e feitos que conquistou pela Seleção Brasileira, o atacante foi o maior jogador que passou pelo Cruzeiro. “Ele foi, com certeza absoluta, o maior jogador que passou pelo Cruzeiro. Não é que ele tenha sido o maior jogador do Cruzeiro, pois ficou pouco tempo no clube, mas ele deixou sua marca como eu, o Dirceu Lopes e tantos outros. Realmente, ele foi um grande jogador”.

Por fim, Tostão destacou que Ronaldo merece ser lembrado com todo o carinho e com todo o respeito que adquiriu dentro dos gramados. “Ele foi um dos maiores de todos os tempos. Fez coisas maravilhosas e temos sempre que lembrar dos grandes momentos dele”.