A partida deste sábado, às 16h, contra o América-TO, pela quinta rodada do Estadual, marcará o retorno do Cruzeiro a Teófilo Otoni após 61 anos. Em fevereiro de 1950, o clube foi pela primeira vez à cidade do Vale do Mucuri para realizar amistosos contra o Atlético local. O primeiro foi vencido por 2 a 1, e o segundo, por 3 a 2.
Os dois jogos abriram uma série de amistosos feitos pelo clube no interior do estado para arrecadar fundos, uma vez que a equipe de 1950 havia sido uma das mais caras já montadas. Paralelamente a isso, o Cruzeiro tivera uma grande queda em sua receita com a demolição de parte das arquibancadas do estádio do Barro Preto.
No primeiro amistoso contra o Atlético local, vencido por 2 a 1, em 12 de fevereiro de 1950, os gols do Cruzeiro foram marcados por Nonô II e Nilo. O segundo triunfo em Teófilo Otoni, por 3 a 2, em 14 de fevereiro, foi construído com gols de Bororó, Nonô e Nonô II.
Fundado em 12 de maio de 1936, o América só começou a disputar torneios profissionais na década de 1970. No entanto, o primeiro confronto com o Cruzeiro só ocorreu no ano passado, no Mineirão, e foi vencido pelos celestes por 2 a 1, com gols de Roger e Kléber. Cris descontou para o time colorado.
Ao lado de Atlético e América (capital), o América de Teófilo Otoni está invicto no Campeonato Mineiro e ocupa a sexta posição, com seis pontos. No seu único jogo no Vale do Mucuri, o time empatou por 1 a 1 com a Caldense.
Fora de casa, o América-TO empatou por 0 a 0 com o Democrata em Governador Valadares, goleou o Uberaba por 5 a 3, no Triângulo Mineiro, e empatou por 1 a 1 com o Tupi, em Juiz de Fora. (UAI)