Mas, já nesta quarta-feira, o Cruzeiro poderá se garantir como primeiro colocado do Grupo 7, com uma rodada de antecedência. Seria necessário derrotar o Guaraní no estádio Defensores del Chaco e contar com uma vitória do Deportes Tolima sobre o Estudiantes na cidade de Ibagué.
A vitória sobre o Guaraní, combinada com um triunfo colombiano sobre os argentinos, garantiria o Cruzeiro como primeiro matematicamente. Com 13 pontos, os mineiros já não poderiam mais ser alcançados pelos argentinos, que ficariam com nove.
Empate em Ibagué pode servir
Por sua vez, um resultado positivo em Assunção, atrelado a um empate do Tolima, deixaria o Cruzeiro com três pontos de vantagem sobre o Estudiantes, o seu último adversário nesta fase.
Hoje, o Cruzeiro leva ampla vantagem sobre os ‘Pinchas’ no saldo de gols, o primeiro critério de desempate: 14 a 1. Por isso, só uma goleada acachapante dos argentinos, no confronto direto, no dia 13, em La Plata, deixaria os celestes em segundo lugar da chave.
Tolima animado
O Tolima encara a partida contra o Estudiantes como a mais importante do ano, segundo o jornal El Nuevo Dia, de Ibagué. O elenco está animado por duas vitórias consecutivas sobre o Chicó e o Deportivo Cali pelo Campeonato Colombiano, a última fora de casa.
O técnico Hernán Torres lembra que o time recuperou o bom futebol principalmente diante do Deportivo Cali, no triunfo por 2 a 0, e isso eleva o ânimo da equipe para tentar derrotar o Estudiantes em Ibagué.
”Reconforta sobretudo para o jogo de quarta, porque jogaremos a vida contra o Estudiantes e esses resultados nos fortalecem psicologicamente. Encontramos o futebol. Perdemos alguns jogos por erros nas finalizações. Ganhamos, mas já não podemos estar tranquilos porque estou pensando no Estudiantes”, disse Torres.
Para avançar às oitavas de final da Copa Libertadores, o Tolima precisa de duas vitórias, contra Estudiantes e Guaraní, e de um triunfo do Cruzeiro sobre os argentinos em La Plata, no dia 13. (UAI)