Cruzeiro

Wellington Paulista e Fábio são os únicos remanescentes da Libertadores 2009

Base do Cruzeiro formada em 2008 por Adílson Batista já se desfez na Toca da Raposa

Gilmar Laignier

Time da final em 2009. Em pé: Fábio, Thiago Heleno, Henrique, Ramires, Wagner, Leonardo Silva, Athirson, Fabrício, Fabinho e Andrey. Agachados: Bernardo, Thiago Ribeiro, Kleber, Jonathan, Gérson Magrão, Marquinhos Paraná, Wellington Paulista e Elicarlos

Nos últimos anos, a diretoria cruzeirense apostou na manutenção do elenco a cada temporada, para obter triunfos no ano seguinte. Pois para 2012, a torcida celeste verá um time completamente diferente daquele que teve a base formada em 2008 e participou de quatro Libertadores consecutivas, chegando ao vice-campeonato em 2009.


Daquele time que perdeu o título para o Estudiantes, comandado por Adílson Batista, somente o goleiro Fábio e o atacante Wellington Paulista estão no elenco atual. Mesmo assim, Paulista chegou a ser emprestado ao Palmeiras este ano, quando perdeu lugar no time celeste. O lateral Diego Renan também é da ‘geração Adílson’, mas foi promovido ao time profissional somente no segundo semestre de 2009 e não participou das Libertadores de 2008 e 2009.

O time base do Cruzeiro em 2008 tinha Fábio, Jonathan, Espinoza, Thiago Heleno e Marquinhos Paraná (Jadílson); Fabrício, Charles (Henrique), Ramires e Wagner; Guilherme e Marcelo Moreno.

Já o time que disputou a final da Libertadores contra o Estudiantes, em 2009, teve Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner (Athirson); Kleber e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro). O volante Fabrício não participou da final por causa de lesão. No segundo semestre, Gilberto assumiu a camisa 10, no lugar de Vágner, negociado com o futebol europeu.

Em 2010, o Cruzeiro manteve a espinha dorsal do time do ano anterior. O time base do primeiro semestre foi Fábio; Jonathan, Gil (Thiago Heleno), Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro (Wellington Paulista) e Kleber.

No segundo semestre, já sem Adílson Batista e com Cuca, o Cruzeiro manteve a espinha dorsal e terminou o Brasileirão com o vice-campeonato. As principais mudanças em relação ao primeiro semestre foram a chegada de Montillo e a saída de Kleber, além do maior aproveitamento de Roger no time titular. O time base que terminou a competição tinha Fábio; Jonathan, Gil, Léo e Gilberto (Diego Renan); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.

Já no primeiro semestre de 2011, o time base do Cruzeiro tinha Fábio, Pablo, Gil, Victorino e Gilberto (Diego Renan); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Fabrício) e Montillo); Wallyson e Thiago Ribeiro (Wellington Paulista).