Nos últimos anos, a diretoria cruzeirense apostou na manutenção do elenco a cada temporada, para obter triunfos no ano seguinte. Pois para 2012, a torcida celeste verá um time completamente diferente daquele que teve a base formada em 2008 e participou de quatro Libertadores consecutivas, chegando ao vice-campeonato em 2009.
Daquele time que perdeu o título para o Estudiantes, comandado por Adílson Batista, somente o goleiro Fábio e o atacante Wellington Paulista estão no elenco atual. Mesmo assim, Paulista chegou a ser emprestado ao Palmeiras este ano, quando perdeu lugar no time celeste. O lateral Diego Renan também é da ‘geração Adílson’, mas foi promovido ao time profissional somente no segundo semestre de 2009 e não participou das Libertadores de 2008 e 2009.
O time base do Cruzeiro em 2008 tinha Fábio, Jonathan, Espinoza, Thiago Heleno e Marquinhos Paraná (Jadílson); Fabrício, Charles (Henrique), Ramires e Wagner; Guilherme e Marcelo Moreno.
Já o time que disputou a final da Libertadores contra o Estudiantes, em 2009, teve Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner (Athirson); Kleber e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro). O volante Fabrício não participou da final por causa de lesão. No segundo semestre, Gilberto assumiu a camisa 10, no lugar de Vágner, negociado com o futebol europeu.
Em 2010, o Cruzeiro manteve a espinha dorsal do time do ano anterior. O time base do primeiro semestre foi Fábio; Jonathan, Gil (Thiago Heleno), Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro (Wellington Paulista) e Kleber.
No segundo semestre, já sem Adílson Batista e com Cuca, o Cruzeiro manteve a espinha dorsal e terminou o Brasileirão com o vice-campeonato. As principais mudanças em relação ao primeiro semestre foram a chegada de Montillo e a saída de Kleber, além do maior aproveitamento de Roger no time titular. O time base que terminou a competição tinha Fábio; Jonathan, Gil, Léo e Gilberto (Diego Renan); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
Já no primeiro semestre de 2011, o time base do Cruzeiro tinha Fábio, Pablo, Gil, Victorino e Gilberto (Diego Renan); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Fabrício) e Montillo); Wallyson e Thiago Ribeiro (Wellington Paulista).