Cruzeiro

Eduardo Amorim volta a Montes Claros para comandar o Funorte no Módulo II

Campeão da Libertadores de 1976, pelo Cruzeiro, teve auge como técnico em 1995

Redação

Eduardo volta ao futebol
Após quatro anos longe da função de treinador, Eduardo Amorim, 61, aceitou o desafio de dirigir o Funorte no Módulo II do Campeonato Mineiro. Natural de Montes Claros, o ex-craque do Cruzeiro e do Corinthians disse que sua intenção é salvar o clube local do rebaixamento à Segunda Divisão em Minas.


”Quero dar a minha contribuição. O pessoal da cidade sempre pediu para eu voltar e, como o Funorte está ameaçado de rebaixamento no Módulo II, eu decidir ajudar. Vou dirigir o time nos jogos que restam da fase de classificação e depois resolver pela permanência ou não”, disse Amorim ao Superesportes nesta quinta-feira à noite.

O Funorte é o lanterna do grupo A, com três derrotas em três partidas. O time de Montes Claros foi superado por Patrocinense (2 a 1), Uberlândia (4 a 0) e Araxá (2 a 0).

Mamoré e Patrocinense, com sete pontos em três jogos, lideram o grupo do Funorte.

A estreia de Eduardo Amorim no clube deve ser na próxima segunda-feira, às 20h, contra o Mamoré, em Patos de Minas. “O time está numa situação difícil, mas estou me informando sobre os atletas para fazer o que for possível. O clube contratou o atacante Dandão, experiente, com quem trabalhei na Grécia, e isso vai ser fundamental, pois o time é muito jovem”.
Craque histórico do Cruzeiro


Jogos longe de Montes Claros


Outra dificuldade é a impossibilidade de o Funorte atuar em casa, pois o Estádio José Maria Melo, de Montes Claros, não conseguiu todos os laudos para receber jogos no Módulo II. “O time está jogando em Patos de Minas quando é mandante e isso nos complica muito”, acrescentou Amorim.

Eduardo começou a carreira de treinador no Corinthians, em 1995, quando foi campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Em seguida, passou por Atlético (1996/97), Sport (1997), América-RN (1998) e Portuguesa (1998). A etapa seguinte da carreira foi na Grécia, à frente de Apollon, Neciniakos e Kalamata.

”No futebol grego, consegui o acesso dos três clubes à primeira divisão. Foram oito anos ao todo, entre 2000 e 2008. Esse trabalho no Funorte marca o meu retorno à função e será um prazer ajudar o clube da minha cidade”, finalizou Eduardo.

Como jogador, Eduardo ficou marcado principalmente pela conquista da Copa Libertadores de 1976 pelo Cruzeiro.

Eduardo Amorim

Clubes como treinador
Corinthians – 1995 – campeão da Copa do Brasil e do Paulistão
Atlético – 1996/1997
Sport – 1997
América-RN – 1998
Portuguesa - 1998
Kalamata (Grécia)
Apollon (Grécia)
Neciniakos (Grécia)

Clubes como jogador
Cruzeiro – 1969 a 81 – campeão da Copa Libertadores de 1976 e Mineiro em 1972, 73, 74, 75, 77
Corinthians – 1981 a 88 – campeão Paulista em 82 e 83
Santo André – 1988