Cruzeiro

Autoridades homenageiam operários pela iminente conclusão das obras do Mineirão

Capacidade será de 62.160 espectadores: 39.084 no anel superior e 23.076 no inferior

Luiz Martini

Governador Antonio Anastasia observa, do lounge VIP, as obras no Novo Mineirão



GALERIA DE FOTO DO MINEIRÃO QUASE PRONTO


Neste 12 de dezembro, dia em que Belo Horizonte completa 115 anos, os operários do Mineirão cantaram os parabéns para a capital mineira e foram homenageados por autoridades municipais, estaduais e federais pela iminente conclusão das obras de modernização do estádio, que será reaberto no dia 21 de dezembro. O Gigante da Pampulha, um dos cartões postais da cidade, será sede da Copa das Confederações com três jogos, no próximo ano, e da Copa do Mundo, com mais seis partidas, em 2014.

Em cerimônia com o governador de Minas, Antonio Anastasia, o secretário extraordinário da Copa em Minas, Tiago Lacerda, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o senador Aécio Neves, os operários do Mineirão ganharam uma camisa comemorativa com os dizeres “Novo Mineirão – Eu ajudei a construir”. Três deles representaram os três mil que trabalharam nas obras desde 25 de janeiro de 2010, quando começaram os trabalhos.

O pedreiro José Eustáquio de Paula ficou emocionado com a homenagem. Já a funcionária da limpeza, Andreza Pereira, disse que o coração quase saiu pela boca quando foi convocada pelos assessores para participar da cerimônia com as autoridades. “Estou aqui desde que começou o trabalho de limpeza e é muito gratificante participar dessa homenagem e também da obra do estádio, que seriará jogos da Copa. É gratificante”. O outro homenageado foi Ricardo Alves.

"Estamos aqui, juntamente ao prefeito de Belo Horizonte, na data do aniversário da nossa capital, com o senador Aécio Neves, que foi o governador que começou as obras, juntamente com nossa equipe de governo e dirigentes do consórcio Minas Arena. Essa é a última visita às obras. O Mineirão está praticamente pronto, a inauguração será no próximo dia 21 de dezembro e, nesta visita, aproveitamos também, mais uma vez, para fazer uma homenagem àqueles que concluíram e reconstruíram esse belíssimo estádio, que, como estão vendo, está não só pronto, como preparadíssimo para ser palco de grandes decisões", disse o governador de Minas.

Essa foi a última visita oficial ao estádio antes de sua reinauguração. No dia 21, sexta-feira, haverá uma cerimônia às 16h, na esplanada, para marcar a reabertura. Mais tarde, às 20h, será iniciado o show da banda Jota Quest.

De sexta (21) a domingo (23), a secretaria extraordinária da Copa do Mundo em Minas organizará visitas guiadas do público às dependências do Mineirão. Nos próximos dias, serão divulgados os critérios para distribuição dos ingressos.

O Mineirão está com 99% das obras de modernização concluídas. O investimento total chega a R$ 666,3 milhões. O consórcio Minas Arena, responsável pelo empreendimento, administrará o estádio pelos próximos 25 anos.

O Novo Mineirão terá capacidade para 62.160 espectadores. Os assentos estão distribuídos em dois grandes anéis: 39.084 lugares no superior e 23.076 no inferior.

O estacionamento terá 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas e 1.041 ao ar livre. Serão 2.670 vagas destinadas a veículos comuns. Outras 255 ficarão à disposição para deficientes, motos, bicicletas, carga e descarga, bombeiros e viaturas policiais.

Além de um grande restaurante, no setor Sul (lado da torcida do Cruzeiro), o Mineirão terá 58 bares e lanchonetes; 98 camarotes, com um total de 2.024 lugares; 54 banheiros (10 banheiros na esplanada e 15 nos setores nas áreas VIP e Very VIP); 47 lojas; um museu; 106 catracas; e tribunas de imprensa que podem acolher até 388 jornalistas.

Funcionários do Mineirão ganharam camiseta comemorativa e foram homenageados