Cruzeiro

Estreante no Flu, Luxemburgo colocará fama de carrasco à prova contra Cruzeiro

Técnico estará pela primeira vez no banco de reserva do Fluminense, que passa por momento instável na competição e enfrentará o Cruzeiro no Estádio Maracanã

Luiz Martini


O destino coloca Vanderlei Luxemburgo mais uma vez no caminho do Cruzeiro. O treinador, que conquistou a ‘Tríplice Coroa’ pelo clube em 2003, é o novo técnico do Fluminense, adversário do time azul nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã. O acerto do comandante com a equipe das Laranjeiras ocorreu com a demissão de Abel Braga. No banco de reservas do estádio, Luxemburgo colocará à prova sua fama de carrasco diante do Cruzeiro.


Como fará seu primeiro treino no Tricolor nesta terça, Luxemburgo terá pouco tempo para ajustar o time, que vem de cinco derrotas consecutivas no campeonato (Portuguesa, Botafogo, Internacional, Vasco e Grêmio). Na zona de rebaixamento, o Fluminense entrará em campo pressionado pela torcida.

Do outro lado, o Cruzeiro está motivado para o confronto. Depois de golear o arquirrival, a equipe de Marcelo Oliveira assumiu a ponta do Brasileiro, com 18 pontos e um jogo a menos que o Colorado, que tem a mesma pontuação.

Histórico recente

Nos últimos dois anos, por Flamengo e Grêmio, respectivamente, o técnico conquistou quatro vitórias contra o Cruzeiro. As vitórias com o time gaúcho foram por 2 a 1 (Olímpico) e 3 a 1 (Independência). Já pelo Rubro-Negro houve revés celeste por 1 a 0 (Arena do Jacaré) e 5 a 1 ( Engenhão).
Os quatro tropeços diante do treinador contrastam com uma série de quatro triunfos do Cruzeiro sobre os times treinados por Vanderlei Luxemburgo. Essa sequência foi iniciada na última rodada do Brasileirão de 2009. Sob o comando de Adílson Batista, a Raposa venceu o Santos de Luxa por 2 a 1, na Vila Belmiro, e alcançou uma vaga para a Copa Libertadores de 2010. Na sequência, o treinador se transferiu para o Atlético e voltou a ser derrotado.

Em clássico válido pela primeira fase do Campeonato Mineiro de 2010, Vanderlei Luxemburgo foi o responsável por comandar o Atlético na vitória cruzeirense por 3 a 1, no Mineirão. Novo triunfo sobre o ex-treinador aconteceu no Brasileirão. Já com Cuca como técnico, o Cruzeiro superou o arquirrival por 1 a 0, na Arena do Jacaré, em jogo com presença exclusiva de torcedores atleticanos.

Ainda em 2010, Cruzeiro e Vanderlei Luxemburgo voltaram a se encontrar quando o treinador assumiu o comando do Flamengo. Em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o time celeste venceu o rival rubro-negro por 2 a 1, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

A hegemonia de Luxa

Técnico já enfrentou o Cruzeiro 19 vezes desde que saiu em 2004
Por quase seis anos, Vanderlei Luxemburgo foi um adversário implacável para o Cruzeiro. Entre fevereiro de 2004, quando deixou a Toca de Raposa, e o fim de 2009, foram seis vitórias para o treinador e três empates em confrontos com o time celeste pelo Campeonato Brasileiro. Pela Sul-Americana de 2006, a Raposa chegou a vencer o treinador no tempo normal, mas acabou eliminada em disputa de pênaltis.

Depois de ser campeão do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão, em 2003, Vanderlei Luxemburgo deixou o Cruzeiro em fevereiro do ano seguinte. Naquela temporada ele assumiu o comando do Santos e reencontrou a equipe celeste no returno do Campeonato Brasileiro. O confronto disputado no Mineirão terminou em empate por 4 a 4.

Em 2005, Vanderlei Luxemburgo se transferiu para o Real Madrid, retornando ao Santos no ano seguinte. Pelo primeiro turno do Brasileirão de 2006, o treinador comandou a equipe paulista em triunfo por 2 a 0, na Vila Belmiro. No returno, Santos e Cruzeiro voltaram a se encontrar no Mineirão e empataram em 1 a 1.

Também em 2006, o Cruzeiro superou Vanderlei Luxemburgo, mas a vitória teve gosto amargo. Pela Copa Sul-Americana, o time celeste venceu o Santos por 1 a 0, mas acabou eliminado em disputa de pênaltis. Na primeira partida, disputada no Pacaembu, o time paulista havia vencido pelo mesmo placar.

Ainda no Santos, Vanderlei Luxemburgo superou o Cruzeiro por duas vezes no Campeonato Brasileiro de 2007. Na Vila Belmiro, o triunfo santista foi por 4 a 1. Já no Mineirão, a equipe paulista somou outros três pontos com vitória por 1 a 0.

No ano seguinte, Luxa comandou o Palmeiras e voltou a vencer o Cruzeiro nos dois turnos do Brasileirão: 5 a 2 no estádio Palestra Itália e 1 a 0 no Mineirão. O treinador esteve à frente do time alviverde ainda no primeiro turno de 2009 e venceu por 3 a 1, de virada, na capital paulista. Já com Vanderlei Luxemburgo no Santos, houve empate sem gols no estádio da Pampulha, também pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2009.

Os duelos entre Luxemburgo e Cruzeiro desde 2004:

Triunfos do treinador em 2012 e 2011:

Grêmio 2 x 1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro
Cruzeiro 1 x 3 Grêmio - Campeonato Brasileiro

Cruzeiro 0 x 1 Flamengo - Campeonato Brasileiro
Flamengo 5 x 1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro


Vitórias do Cruzeiro:

Flamengo 1 x 2 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2010
Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro de 2010
Atlético-MG 1 x 3 Cruzeiro – Campeonato Mineiro de 2010
Santos 1 x 2 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2009


Supremacia de Vanderlei Luxemburgo:

Cruzeiro 0 x 0 Santos – Campeonato Brasileiro de 2009
Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2009
Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro de 2008
Palmeiras 5 x 2 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2008
Cruzeiro 0 x 1 Santos – Campeonato Brasileiro de 2007
Santos 4 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2007
Cruzeiro 1 x 1 Santos – Campeonato Brasileiro de 2006
Cruzeiro 1 (3) x (4) 0 Santos - Copa Sul-Americana de 2006
Santos 1 x 0 Cruzeiro – Copa Sul-Americana de 2006
Santos 2 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2006
Cruzeiro 4 x 4 Santos – Campeonato Brasileiro de 2004