Cruzeiro

Afastado e com alto salário, Farías passa por cirurgia e ficará 2 meses na Argentina

Atacante de 33 anos teve os dois joelhos operados por causa de lesão na rótula

Gilmar Laignier

Atacante Ernesto Farías chegou ao Cruzeiro em julho de 2010 com 30 anos e status de estrela

Trinta e cinco jogos, oito gols marcados e muitas despesas para o clube. A trajetória de Ernesto Farías no Cruzeiro pode ser bem resumida dessa forma. Há 10 dias, essa história ganhou um novo capítulo. O atacante foi submetido a cirurgias nos dois joelhos, na Argentina, e ficará por aproximadamente dois meses se recuperando na terra natal.


Como ainda tem contrato com o Cruzeiro até julho de 2014, Farías seguirá onerando os cofres do clube sem jogar. Em 2011, o ex-presidente Zezé Perrella confessou que o salário do argentino é de R$200 mil mensais.

De mãos atadas pelos próximos meses, a diretoria celeste aguarda a recuperação de Farías para definir o futuro do jogador. “Ele foi operado, está sob os cuidados do departamento médico”, limitou-se a dizer o diretor de futebol Alexandre Mattos à reportagem.

O médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, explicou ao Superesportes por que o clube permitiu que a cirurgia e a recuperação fossem realizadas na Argentina.

“O Farías fez artroscopia nos dois joelhos. Ele tinha uma lesão na rótula e vai ficar cerca de dois meses parado, se recuperando na Argentina, a cirurgia foi realizada lá. Ele ainda tem vínculo com o Cruzeiro, mas, como está afastado do grupo, é argentino e vai ficar este tempo parado, nós optamos por ele fazer essa cirurgia por lá mesmo, pois o clube não opera. A gente troca informações com os médicos de lá periodicamente por telefone e, principalmente, por e-mail”, disse o médico.

Herança de Perrella


Farías pode ser considerado uma herança indigesta do ex-presidente Zezé Perrella para a gestão Gilvan de Pinho Tavares. O atacante chegou à Toca da Raposa em julho de 2010, contratado junto ao Porto-POR com status de estrela e um alto custo mensal.

Antes de sua eleição, Gilvan chegou a dizer que Farías e Ortigoza não se encaixavam no seu perfil de administração. “Não é o momento de criticar esse ou aquele jogador, mas eu acho que eles não têm o meu perfil. Se você ouvir a torcida do Cruzeiro para saber se eles têm o perfil do Cruzeiro, eles vão dizer que não tem. Se não tem, não vamos contrariar a torcida do Cruzeiro”, disse Gilvan, em setembro de 2011.

Ortigoza foi embora do clube no fim daquela temporada, mas Farías seguiu no Cruzeiro. No ano passado, foi emprestado ao Independiente-ARG, com parte dos salários custeada pela diretoria celeste. Até o fim do contrato, em julho de 2014, o atacante tem R$ 2,4 milhões para receber do Cruzeiro.