Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro encerra campanha no Brasileiro com cinco recordes dos pontos corridos

Marcas notáveis: ataque mais positivo, maior número de vitórias, mais triunfos seguidos, campeão com maior antecedência e único a vencer todos os rivais

postado em 08/12/2013 18:27 / atualizado em 08/12/2013 19:59

Thiago Madureira /Superesportes

RODRIGO CLEMENTE / EM DA PRESS

Neste Brasileiro, o Cruzeiro foi um ‘exterminador’ de recordes.

Além do título, o clube estrelado atingiu cinco marcas significativas no Nacional. Considerando apenas as edições com 20 clubes, a partir de 2006, o time de Marcelo Oliveira registrou o maior número de vitórias e o ataque mais positivo. Outros feitos notáveis: conquista com maior antecedência, único clube a vencer todos os adversários e maior sequência de triunfos.

Mesmo sem ter tido um centroavante inquestionável (Vinícius Araújo e Borges se revezaram até o segundo se garantir como titular), o Cruzeiro alcançou números impressionantes no ataque. Com a distribuição igualitária dos gols, os jogadores celestes marcaram 77 vezes (média de pouco mais de 2 gols por partida), superando, assim, antiga marca do São Paulo, que tanto em 2006 quanto em 2008 balançou as redes 66 vezes.

Campeão em precocidade, a Raposa chegou ao título com quatro partidas a serem disputadas, a maior antecedência da história do Brasileirão, igualando o Tricolor do Morumbi de 2007.

Outro feito notável foi o número de vitórias alcançadas. Em 38 partidas, foram 23 triunfos. Neste quesito, o Cruzeiro igualou a marca do São Paulo de 2007.

Das 23 vitórias, oito foram consecutivas. Da 15ª à 22ª rodada, o Cruzeiro bateu Vitória, Ponte Preta, Vasco, Bahia, Flamengo, Goiás, Atlético-PR e Botafogo, igualando o seu próprio feito de 2003.

Por fim, o time de Marcelo Oliveira foi o único a vencer todos os adversários em uma mesma edição de Campeonato Brasileiro.