Cruzeiro

'Canhoto que joga pela direita': jornalistas do Ceará elogiam Marinho, reforço do Cruzeiro

Para repórteres, meia-atacante tem qualidade técnica e pode render no clube celeste

Rafael Arruda

Marinho pode render no clube, dizem repórteres
Um jogador canhoto que gosta de atuar pelo lado direito do ataque. Assim definiram jornalistas que acompanharam a trajetória do meia-atacante Marinho, de 25 anos, com a camisa do Ceará. Nesta segunda-feira, o Cruzeiro acertou a compra de 50% dos direitos econômicos do atleta por R$ 1,2 milhão. O contrato valerá por três temporadas.


Em 2015, Marinho disputou 27 partidas pelo Vovô e marcou nove gols, conquistando o título da Copa do Nordeste. Nas últimas seis apresentações (cinco na Série B e uma na Copa do Brasil), o jogador mandou cinco bolas na rede.

“Depois que o Ceará perdeu o Magno Alves, grande referência da equipe (foi para o Fluminense), e o Assisinho, que tinha feito um bom início de ano (machucou-se gravemente), o Marinho virou a grande esperança de gols do clube. O torcedor gostava muito dele em função da entrega em campo. É um atleta que sempre briga pela bola, uma espécie de válvula de escape. Gosta de jogar pelo lado direito e partir em velocidade”, afirma ao Superesportes o repórter André Almeida, do Jornal O Povo, de Fortaleza.

Marinho não será o camisa 10 tão aguardado pela torcida celeste. De acordo com Almeida, ele tende a brigar por espaço pelos lados do campo. “No Ceará há Uillian Correia e Ricardinho, jogadores de meio-campo que trabalham mais a bola. O Marinho não tem essa característica. È incisivo e parte para cima”, frisa o jornalista.

De maneira parecida observa Caio Costa, da TV Jangadeiro (afiliada da Rede Bandeirantes em Fortaleza). “É um jogador canhoto que joga pelo lado direito. Tem explosão muscular, arranca de maneira rápida e dribla muito bem”. Para o repórter, Marinho tem condições de brilhar com a camisa do Cruzeiro, desde que comissão técnica e torcedores tenham paciência.

“È preciso que o esquema seja favorável. No caso do Cruzeiro, que joga no 4-2-3-1, o Marinho pode ser o atleta do lado direito. O Silas mudou o esquema em função dele e acabou dando certo. Depois de um começo difícil, o Marinho virou o xodó da torcida ao marcar um gol contra o River-PI, na Copa do Nordeste. A partir dali, emplacou boas atuações”, acrescenta Costa.

Marinho vestiu a camisa do Internacional
Comparado ao astro holandês Arjen Robben por Silas, técnico que comandou o Ceará de janeiro até a nona rodada da Série B, Marinho não enfrentou nenhum problema de lesão em 2015, diferentemente do ocorrido em 2014, quando defendeu o Náutico. O meia-atacante teve um ano complicado no clube pernambucano, com mais passagens no Departamento Médico do que nos gramados. Ao todo, foram seis lesões musculares e algumas dores que resultaram em idas e vindas ao DM. Das 62 partidas do Timbu na temporada, o velocista esteve em campo em 24 delas, marcando apenas dois gols (um no Pernambucano e outro na Série B).

Ao longo da carreira, Marinho também passou por Fluminense, Internacional, Caxias, Paraná, Goiás e Ituano.

Mário Sérgio Santos Costa

Nascimento: 29/05/1990
Naturalidade: Penedo/AL
Altura: 1,69m

Clubes:
Fluminense/RJ (base)
Internacional/RS (5j)
Caxias/RS (5j)
Paraná/PR (7j, 2 gols)
Goiás/GO (19j)
Ituano/SP (11j, 1 gol)
Náutico/PE (24j, 2 gols)
Ceará/CE (27j, 9 gols)

Títulos:
Copa do Nordeste 2015 (Ceará)
Campeonato Gaúcho 2009/11 (Internacional)
Série B do Brasileiro (Goiás)