Cruzeiro

Adversário do Cruzeiro, Grêmio se transformou com a chegada de Roger ao comando da equipe

Treinador alterou taticamente o time, além de deixar o clima mais leve

Thiago Madureira

Grêmio está definido para enfrentar Cruzeiro
As mudanças de treinador no decorrer da temporada, tão usuais no futebol brasileiro, não costumam surtir efeitos capazes de mudar significativamente o rumo de uma equipe. O caso de Roger, no Grêmio, pode se confirmar como exceção a essa regra. A partida contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira, na Arena, será importante para confirmar a boa fase da equipe gaúcha, que não tinha tantas perspectivas no torneio e agora sonha com voos mais altos.

Desde que assumiu o comando do Tricolor Gaúcho, em 26 de maio, Roger foi o responsável por uma transformação no clube, que ainda convive com graves problemas financeiros. O treinador alterou taticamente a equipe, além de deixar o clima mais leve.


O repórter Rafael Pfeiffer, da Rádio Gaúcha, explica o novo momento dos gaúchos com a chegada de Roger. “Quando ele (Roger) assumiu, o que a gente conseguiu perceber, até nos treinos, é que o grupo ficou mais leve, mais solto. Os próprios jogadores admitem isso, eles estão mais leves. A cobrança do Felipão era muito forte, principalmente em cima dos garotos”, observa.

Felipão não conseguiu montar uma equipe competitiva, acumulou maus resultados e deixou o comando. Roger foi uma aposta do presidente Romildo Bolzan Júnior. Sem tantas opções no mercado, o dirigente resolveu oferecer uma oportunidade ao ex-ídolo do clube, que vinha realizando bons trabalhos em clubes do interior gaúcho.

Uma das marcas de Roger neste novo Grêmio é a ausência de centroavante. “Felipão sempre jogou com um centroavante, era o Brian Rodríguez. O Roger sacou essa referência na frente e colocou o Pedro Rocha. O Grêmio ganhou em movimentação. É um time que joga de forma mais intensa, que busca o gol, joga com mais velocidade”.

Quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos, o Grêmio deve ir a campo com Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Pedro Rocha; Luan. A Arena deve receber um bom público: “É partida para 30 mil pessoas. O torcedor ficou entusiasmado com essa sequência positiva do Grêmio, que vem de três vitórias”.

É consenso entre os torcedores que o futebol de todos os jogadores cresceu com o novo treinador. Destacam-se o atacante Luan e o meia Giuliano. O armador é, inclusive, o artilheiro da equipe no torneio, com três gols.

“Acredito que o Luan seja o principal destaque. Ele não estava tão bem com o Felipão por diversos motivos, mas principalmente pelo esquema. Agora, tornou-se o melhor jogador do Grêmio e tirou uma sobrecarga do Giuliano, que estava muito pressionado”, afirmou Pfeiffer.