Cruzeiro

Enquanto números "salvam" defesa, ataque do Cruzeiro acumula estatísticas decepcionantes

Time é o 3º menos vazado do Brasileirão, mas desempenho ofensivo frustra planos

Cruzeiro tem a terceira melhor defesa do Brasileirão, mas ataque é o sexto pior, com sete jogos em branco

Em 2015, o torcedor do Cruzeiro tem tentado se acostumar a uma nova realidade. Depois de a equipe dominar as duas últimas edições do Campeonato Brasileiro, agora luta para não se aproximar da zona de rebaixamento. Os números demonstram que o rendimento defensivo ainda é positivo, mas o ataque acumula estatísticas decepcionantes.


Nas 15 primeiras rodadas do Brasileirão, a defesa do Cruzeiro foi a terceira menos vazada, ao lado do Atlético, com 13 tentos. Apenas Corinthians e Palmeiras sofreram menos gols. Já o ataque, com média inferior a um gol anotado por partida é o sexto pior, junto com Chapecoense e Internacional. Em sete rodadas, o time celeste não balançou as redes.

O Cruzeiro contabiliza 13 gols marcados no Campeonato Brasileiro. E grande parte desse baixo rendimento passa pelos atacantes. Apenas o centroavante Leandro Damião balançou as redes mais de uma vez, mas, ainda assim, com apenas dois gols marcados. Ele é o artilheiro cruzeirense, ao lado do volante Charles.

No ranking de artilheiros, 18 outras equipes participantes do Brasileirão têm goleadores com números superiores aos do Cruzeiro. Somente o Coritiba iguala a Raposa nesse quesito, com os dois gols marcados pelo atacante Rafhael Lucas.

Diante dos goleiros adversários, os jogadores cruzeirenses demonstram grande falta de pontaria. De acordo com levantamento do Footstats, a equipe celeste é a com mais finalizações erradas no Campeonato Brasileiro. São 131 chutes ou cabeceios para longe da meta rival. E isso com o Cruzeiro apenas na 12ª colocação em finalizações certas.

Além de não ser bom em pontaria, o time celeste apresenta dificuldades para manter o controle do jogo. Também em números apresentados pelo Footstats, o Cruzeiro lidera o ranking de “perda de posse”. São 873 bolas perdidas, numa média de 58 por partida. Segundos piores nesse quesito, Corinthians e Joinville perderam o domínio em 786 vezes.

Confira alguns números do Cruzeiro no Brasileirão:

Sexto pior ataque
Cruzeiro anotou 13 gols, assim como Chapecoense e Internacional

Terceira melhor defesa
Cruzeiro sofreu 13 gols, assim como o Atlético

11º em número de vitórias
Cruzeiro venceu cinco vezes, assim como o Internacional

Terceiro time que mais perdeu
Cruzeiro foi derrotado oito vezes, assim como Flamengo, Goiás e Coritiba

Quarto time que menos empatou
Cruzeiro empatou duas vezes, assim como o Atlético

13º melhor aproveitamento como mandante
Cruzeiro conquistou 11 pontos em sete partidas em casa

13º melhor aproveitamento como visitante
Cruzeiro conquistou seis pontos em oito partidas fora de casa