Cruzeiro

Há dois meses no Cruzeiro, Luxa ressalta busca por formação ideal: "O bicampeão acabou"

Treinador testou nova formação contra o Sport e ficou satisfeito com atuação

Vanderlei Luxemburgo comandou o Cruzeiro pela 12ª vez no Brasileirão e utilizou 12ª formação diferente

Dois meses depois de ter sido anunciado como o substituto de Marcelo Oliveira, Vanderlei Luxemburgo comandou o Cruzeiro pela 12ª vez no Campeonato Brasileiro. Após mudar a equipe mais uma vez e testar um novo esquema tático no empate sem gols com o Sport, na Arena Pernambuco, o treinador ressaltou a busca pela formação ideal.


“Quando você muda, a pancada vem antes do jogo. Na entrevista coletiva de sexta-feira, pude demonstrar para vocês que as mudanças não são porque quero, mas porque tenho de buscar a situação ideal. Em Minas, todos querem que o time bicampeão entre em campo, mas o bicampeão acabou. Não temos jogadores como Ricardo e Everton. São características diferentes. Tenho outros jogadores. Tenho de buscar a equipe analisando a situação de cada jogador”, argumentou o treinador cruzeirense.

No empate com o Sport, Luxemburgo escalou o Cruzeiro com três volantes e três atacantes. O desempenho do novo esquema tático foi aprovado pelo treinador, que enalteceu a postura do time comandado por Eduardo Baptista.

“O Fábio fez uma grande defesa no primeiro tempo e depois não fez mais defesas. Tivemos chances para matar o jogo. Entre todos os times que enfrentei, o Sport é a melhor equipe, com consciência tática, e jogadores totalmente aplicados ao esquema. Das equipes todas que joguei contra, essa é a com melhor desenho de alguma coisa. Está de parabéns o Eduardo, estão de parabéns os torcedores, que fazem uma grande festa aqui. Tivemos um adversário difícil e conseguimos um resultado bom. Estivemos muito mais próximos de sair com a vitória do que o Sport”, analisou.

Com o empate na Arena Pernambuco, o Cruzeiro acumulou três jogos sem vencer e caiu para a 14ª colocação. A distância para a zona de rebaixamento segue em quatro pontos. Na próxima rodada, os comandados de Vanderlei Luxemburgo enfrentarão o Palmeiras, no domingo, às 16h, no Mineirão.