Cruzeiro

Para defender tabu e com novidades em dois setores, Cruzeiro recebe o Grêmio no Mineirão

Mano terá retorno do zagueiro Bruno Rodrigo, mas fica sem Ceará e Alisson

Tiago Mattar

Sem meia-atacante Alisson, lesionado, o treinador Mano Menezes aposta no faro de gol do atacante Willian
A vitória diante do Coritiba, no último fim de semana, afastou o Cruzeiro ainda mais da zona de rebaixamento - já são cinco pontos de diferença para a Chapecoense, 17ª colocada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 16h, diante do Grêmio, no Mineirão, o time de Mano Menezes tem nova oportunidade para se distanciar de vez da posição incômoda no torneio e começar, com tranquilidade, o planejamento da próxima temporada.


Além da possbilidade de dar mais um passo para fugir do rebaixamento, o clube celeste defende tabu de 18 anos sem perder para o Grêmio dentro de seus domínios. O último revés ocorreu no Brasileirão de 1998, quando a Raposa perdeu por 2 a 0, com gols de Scheidt e Rodrigo Mendes, em duelo marcado pelas expulsões dos cruzeirenses Alex Alves e Vágner.

Para o compromisso deste domingo, o técnico Mano Menezes não terá o meia-atacante Alisson, que passou por cirurgia na última quinta-feira para corrigir uma lesão no menisco do joelho. O comandante celeste não definiu o substituto do jovem atleta, que vinha atuando regularmente como titular. Júlio Baptista e Leandro Damião disputam a posição.

“Não acho que seja necessário mudar o sistema da equipe, o que pode mudar é o sistema de execução. Posso optar por um atacante de centro, com um pouco menos de movimentação de saída da área. Também posso deslocar o Willian para a beirada, que seria uma mexida natural. Podemos ainda optar por continuar com dois jogadores de movimentação, colocando outro por dentro ou mantendo o Willian, que está bem e vem fazendo gols importantes, escalando outro por fora”, explicou Mano Menezes em entrevista ao Superesportes.

No setor defensivo, o técnico celeste terá a volta de Bruno Rodrigo. O zagueiro se recuperou de pancada no joelho esquerdo, iniciou preparação física na Toca da Raposa II e já participou das atividades com o time titular durante a semana. Ele substitui Paulo André. Na lateral-direita, Fabiano assume a vaga de Ceará, que marcou um gol no último jogo, na vitória contra o Coritiba, mas acabou vetado com dor no joelho direito.

Neste domingo, o Mineirão deverá receber, mais uma vez, bom público. Até a tarde desse sábado, mais de 30 mil torcedores já haviam garantido ingressos. A comercialização prossegue ininterruptamente para sócios do futebol pela internet até às 10h deste domingo. O torcedor comum pode adquirir os bilhetes a partir das 10h deste domingo até os 10 minutos do segundo tempo da partida na Bilheteria Sul do Mineirão.

Rival desfalcado

Roger orienta Pedro Geromel, que volta ao time
Terceiro colocado no Brasileirão, o Grêmio vem a Belo Horizonte em busca da vitória para seguir colado nos líderes. Se vencer a Raposa, o Tricolor chegará a 54 pontos e seguirá a dois de diferença do vice-líder Atlético, que venceu seu compromisso na rodada, contra o Coritiba. O técnico Roger comandou a última atividade nesse sábado, antes da viagem à capital mineira, e não terá o volante Maicon, com problema muscular.

Por outro lado, o zagueiro Pedro Geromel voltou a ser relacionado e pode voltar ao time titular. No ataque, o jovem Pedro Rocha deverá voltar a ganhar oportunidade, deixando Bobô e Fernandinho como opções de banco.

CRUZEIRO X GRÊMIO

Cruzeiro
Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians, Henrique e Ariel Cabral; Willian, Leandro Damião (Júlio Baptista) e Allano
Técnico: Mano Menezes

Grêmio
Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano, Douglas e Luan; Pedro Rocha
Técnico: Roger Machado

Motivo: 29º rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: 4 de outubro, domingo, às 16 horas
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fabiano da Silva Ramires (ES)