Cruzeiro

Mano se inspira na cartilha do Pep

Fiel à máxima de Guardiola de que é fundamental arrumar a defesa para que o ataque funcione bem, treinador do Cruzeiro exalta sequência sem sofrer gol, mas quer mais

Paulo Galvão

Seguindo os ensinamentos do espanhol (foto), Mano parece ter dado jeito na defesa do Cruzeiro
Mano Menezes aprendeu com Pep Guardiola: “Se a equipe defender bem, tenho certeza de que estará muito preparada para atacar bem”. Seguindo os ensinamentos do espanhol, que comanda o Bayern, o treinador gaúcho parece ter dado jeito na defesa do Cruzeiro, que chegou ao terceiro jogo consecutivo sem sofrer gol no Campeonato Braileiro, no 0 a 0 com o Grêmio, domingo, no Mineirão.


É a melhor sequência defensiva celeste na competição, segunda melhor na temporada, igualando as vitórias sobre Villa Nova e América, pelo Campeonato Mineiro, e Mineros-VEN, pela Copa Libertadores, em março. Contra o Atlético-PR, quarta-feira da próxima semana, em Curitiba, ela terá a chance de igualar a melhor série no ano, de quatro partidas, obtida entre fevereiro e março, quando ficou quatro partidas sem ser vazada, nos triunfos sobre Boa e Tupi, pelo Estadual, e nos empates com Universitário de Sucre-BOL e Huracán, pelo torneio continental.

Levando-se em conta que o Brasileiro tem adversários de melhor nível técnico, a sequência é realmente positiva, mas não o suficiente para deixar Mano satisfeito. “A gente não pode parar nunca. Quando você se acomoda e acha que está tudo bom, no jogo seguinte a cobrança vem mais forte”, declara o técnico, que vê seu trabalho de pouco mais de um mês dar resultados. “Melhoramos bastante e o fato de não levarmos gol nos últimos três jogos confirma isso.”

Ele agora espera ver a equipe evoluir mais não apenas na defesa. “Vejo na prática a melhora, uma empatia grande, entendimento do modelo de trabalho, comprometimento. A tendência é crescer. Acredito muito no futebol com essa característica e podemos, sim, melhorar cada vez mais, trabalhando a confiança a partir dessa segurança que estamos mostrando.”

REGULAR
Os jogadores concordam com o chefe. Entre eles Manoel, um dos destaques da fase ascendente da equipe, que só não participou de uma partida neste Brasileiro, o 1 a 1 com a Ponte Preta, no Mineirão, pela terceira rodada, quando o Cruzeiro atuou com equipe mista por estar nas quartas de final da Libertadores, em que acabaria eliminado pelo River Plate. O zagueiro, de 25 anos, tem demonstrado desenvoltura independentemente do companheiro de setor. Na competição, já compartilhou a zaga com Bruno Rodrigo, Paulo André e Leo, além de Douglas Grolli, no segundo tempo da vitória sobre o Coritiba.

Revelado pelo Atlético-PR, próximo adversário celeste, Manoel espera que o Cruzeiro siga sem sofrer gol, mas o ataque volte a marcar para o time ter um desfecho digno de temporada.


ENQUANTO ISSO...
Protesto de Dedé

Se já vem mostrando evolução desde a chegada de Mano Menezes, a defesa do Cruzeiro deve ficar mais forte em 2016. Em fase final de recuperação de cirurgia no joelho direito, Dedé tem possibilidade, ainda que pequena, de ficar à disposição do técnico ainda este ano. “Nossa intenção é deixá-lo pronto para voltar no ano que vem, em ritmo de pré-temporada”, afirma, com cautela, o médico Sérgio Freire Júnior. O zagueiro, em tom irritado, recorreu ontem ao Twitter para protestar contra críticas de uma emissora de TV por assinatura e negar que esteja saindo da Toca da Raposa. “Vem passar o que eu estou passando para ver o que é bom. Ficar ali sentadinho falando m... e mentira é muito mole”, O outro ainda vai e diz que vou ser reforço para o Cruzeiro se eu sair. Bicampeão brasileiro, há dez meses machucado, e ainda tome crítica” e “Só rindo. Segunda vez que comentarista da Fox me coloca no Palmeiras sem existir absolutamente nada”, escreveu Dedé