Cruzeiro

Vivendo fases diferentes, atletas que voltarão ao Cruzeiro têm futuro incerto; agentes comentam

Neílton, Souza e Élber são os preferidos para ganhar oportunidade na Toca da Raposa

Tiago Mattar

Embora tenha elenco inchado e projeção de fazer uma limpa em 2016, o Cruzeiro terá que trabalhar com o retorno de inúmeros jogadores no início da próxima temporada. O Superesportes listou os emprestados que se reapresentarão na Toca da Raposa II em janeiro, e conferiu o números dos atletas em 2015. Além disso, conversou com seus representantes sobre situação contratual, intenções e o início das negociações com o clube celeste.


De acordo com o superintendente de futebol do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues, alguns serão reaproveitados. "Vamos contratar entre três e quatro jogadores, considerando aquilo que já falamos. Fora os atletas que vão subir das divisões de base e jogadores voltando de empréstimo que serão aproveitados pelo Mano. Ou seja, serão três ou quatro contratações, mas certamente teremos mais reforços", disse.

Veja a lista:

Neílton é titular do Botafogo
NEÍLTON (contrato até junho de 2018)

Dos que retornam de empréstimo, o atacante Neilton é quem mais desperta interesse. Contratado pelo Cruzeiro em junho de 2014, depois de uma longa novela, chegou a Belo Horizonte depois de boas atuações no Santos e um apelido que o pressionou: “novo Neymar”. Sem mostrar resultado na Toca da Raposa II, acabou emprestado ao Botafogo, onde voltou a ter boas atuações. Disputando a Série B do Brasileirão, o jovem, de 21 anos, já marcou 5 gols e deu duas assistências para tentos do alvinegro.

Palavra do empresário: “Não temos nada acertado. Estamos aguardando resposta do clube. Do Mano (Menezes), mais precisamente, sobre o aproveitamento dele no ano que vem. Baseado no que o clube decidir, vamos trabalhar. Se o Neilton for aproveitado, não tem conversa com outro clube”, disse Hamilton Bernard.

Rodrigo se adaptou ao Coelho
RODRIGO SOUZA (contrato até janeiro de 2017)

Contratado pelo Cruzeiro em 2013, o volante Rodrigo Souza chegou a emplacar no time titular em 2014, durante a disputa da Copa Libertadores. Depois de falhas individuais, no entanto, o jogador foi colocado de lado por Marcelo Oliveira e emprestado posteriormente a Criciúma e Penapolense. Hoje no América, Rodrigo assumiu a vaga de titular depois da saída de Thiago Santos, negociado com o América. Nos números, o volante se destaca pelos desarmes, são 43 – ele é o quarto no time que mais destruiu jogadas.

Palavra do empresário: “Não tem nada encaminhado de maneira concreta. O Rodrigo está bem no América, vamos avaliar melhor com o Thiago (Scuro) e o Bruno (Vicintin). Tivemos uma primeira conversa, e vamos avaliar”, disse Bernardo Barros.

Souza foi elogiado por dirigente
SOUZA (contrato até dezembro de 2016)

Titular absoluto do Bahia, Souza deverá ganhar uma chance no Cruzeiro na próxima temporada. Em agosto, inclusive, a pedido do então treinador Vanderlei Luxemburgo, o clube solicitou o retorno do volante, mas não foi atendido. Recentemente, em entrevista ao Alterosa no Ataque, o vice-presidente de futebol Bruno Vicintin elogiou o futebol do jogador e sinalizou a oportunidade. Aos 27 anos, Souza já tem três gols na Série B e é o segundo do time que mais finaliza: são 64 chutes, sendo 18 certos.

Palavra do empresário: “Em função de reavaliação de elenco, o Souza tem possibilidade de oferta para fora. Não dá para afirmar sobre a volta, é uma possibilidade, mas depende de mercado. Cruzeiro está com muito atleta. Vamos avaliar melhor com o Thiago (Scuro) e o Bruno (Vicintin)”, disse Bernardo Barros.

Breno pode ser moeda de troca
BRENO LOPES (contrato até setembro de 2019)

Teoricamente, Breno Lopes voltará ao Cruzeiro na próxima temporada. A titularidade conquistada no Fluminense, porém, pode ser um trunfo do clube para ter Jean na próxima temporada. Envolver o lateral-direito em negociação com o clube das Laranjeiras não está descartado. Vestindo a camisa Tricolor, foram 7 jogos, dois pela Copa do Brasil e 5 pelo Brasileirão. Já pela Raposa, em 2015, o lateral-esquerdo disputou apenas os dois primeiros jogos do time no ano: os amistosos diante do Londrina e do Shakhtar Donetsk.

Palavra do empresário: Procurado em três ocasiões, Marcos Amaral preferiu não comentar sobre o futuro de seu cliente.

ÉLBER (contrato até junho de 2017)

Élber deve ser disputado
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Elber sempre foi tratado na Toca I como grande promessa do clube. Promovido aos elenco profissional em 2011, disputou partidas importantes e chegou a figurar no time titular. Depois de uma lesão, acabou perdendo espaço e emprestado ao Coritiba, em 2014. Mas foi neste ano, com a camisa do Sport, que o jovem voltou a se destacar. Foram 28 jogos, e seis gols marcados – cinco pelo Brasileirão e um pela Sul-Americana. Em entrevista à Rádio Globo, recentemente, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, elogiou Élber e disse que Mano avaliará utilização do jovem atleta.

Palavra do empresário: "O Élber tem contrato com o Cruzeiro. Se o clube quiser, ele voltará. Até agora, não temos nenhuma posição, estamos aguardando o clube. Não tivemos contato com a nova diretoria, mas ele se reapresenta normalmente no início do ano até segunda ordem. Ele adora o Cruzeiro, é da casa, sempre terá vontade de atuar pelo Cruzeiro", disse Fabiano Gudjenian.

Diego tem volta improvável
DIEGO RENAN (contrato até dezembro de 2016)

Com mais de 150 jogos pelo Cruzeiro, dificilmente Diego Renan será aproveitado no próximo ano. Atualmente, a Raposa já conta com três laterais esquerdos: Mena, Pará e Fabrício. Desde que saiu do clube celeste, o jogador trocou de empresário duas vezes e acumulou passagens apagadas por Criciúma, Vasco e Vitória. Além disso, sua relação com a torcida do Cruzeiro não é das melhores. No rubro-negro, em 2015, vive seu melhor momento: são 30 jogos com quatro gols marcados.

Palavra do empresário: Bruno Paiva foi procurado durante a semana, mas não atendeu às ligações.