Cruzeiro

Sem chance de Libertadores, Cruzeiro tenta se despedir da torcida em alta e com recorde

Clube celeste não pode mais alcançar G4, mas tem outros objetivos no Mineirão

Tiago Mattar

Mano Menezes depositará sua confiança em Alisson neste domingo, diante do Joinville, às 17h, no Mineirão
O Cruzeiro receberá o Joinville, neste domingo, às 17h, no Mineirão, sem o peso de precisar vencer para brigar por uma vaga na Libertadores, já que o sonho não existe mais depois da vitória do São Paulo nesse sábado, diante do Figueirense. O time de Mano Menezes, porém, terá duas responsabilidades: se despedir da torcida celeste em alta e bater seu próprio recorde de invencibilidade na era dos pontos corridos.


No jogo contra o Palmeiras, no último fim de semana, o clube celeste igualou suas maiores sequências de invencibilidade no atual modelo de disputa do Brasileirão. Em três oportunidades, a equipe celeste permaneceu 12 partidas sem derrotas. Se não sair derrotado do Mineirão neste domingo, o Cruzeiro alcançará o 13º jogo seguido em que pontuou na competição nacional.

Para alcançar o feito, o técnico Mano Menezes terá que lidar com algumas novidades diante do Joinville. A começar pela defesa, já que Bruno Rodrigo está fora, se recuperando de lesão na coxa, e dará lugar a Paulo André. Sem atuar há um ano e meio, Dedé voltou a ser relacionado e estará no banco de reservas do Mineirão. Ainda nesse setor, o lateral-direito Mayke poderá ganhar uma oportunidade entre os titulares, conforme revelou o próprio treinador.

“Você faz um planejamento de jogo, mas cada jogo tem sua história. Pode não ser possível fazer o que pensamos. Primeiro temos de vencer o Joinville, é o último jogo diante do torcedor. Queremos terminar bem. Qualquer coisa depois disso aí vai tentar respeitar o que planejamos. O Dedé está relacionado para o jogo. Treinamos uma parte com o Mayke ontem, tentando se houver a possibilidade de utilizar outros nomes, que a equipe esteja familiarizada com isso”, disse.

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o uruguaio Arrascaeta também é desfalque neste domingo. Durante os treinos, ao longo da semana, Mano confirmou que Alisson será o substituto. Dessa forma, o jovem meia-atacante deverá formar o trio de ataque celeste com Marcos Vinícius e Willian.

Além de Dedé, outro protagonista no banco de reservas é o próprio Mano. A torcida do Cruzeiro espera que o jogo deste domingo também não seja a despedida definitiva do treinador do Mineirão. Nos últimos dias, seu nome foi especulado como substituto de Cuca no Shandong Luneng, da China. Internamente, a diretoria celeste não descarta a transferência, mesmo com a alta multa de rescisão contratual. Desde que chegou à Toca, Mano já comandou a Raposa em 14 jogos – 7 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota.

Do outro lado do gramado, o Cruzeiro encontrará um Joinville desacreditado. Rebaixado para Série B do Campeonato Brasileiro na última rodada, quando saiu derrotado de jogo para o Vasco, o clube atuará em Belo Horizonte com a única expectativa de honrar a camisa. Foi assim que o técnico PC Gusmão, conhecedor da capital mineira, tentou motivar seus atletas ao longo da semana. “Não adianta falar que o Joinville não tem chance, que está desmotivado. Se botou o pé em campo, tem que ter motivação de estar fazendo o seu trabalho”, disse.

CRUZEIRO X JOINVILLE

Cruzeiro:
Fábio; Ceará (Mayke), Manoel, Paulo André e Fabrício; Henrique, Willians e Ariel Cabral; De Alisson, Marcos Vinicius e Willian
Técnico: Mano Menezes

Joinville:
Agenor; Mario Sérgio, Domingues, Guti e Diego; Danrlei, Edson Ratinho, Kadu, Ítalo e Marcelinho Paraíba; Kempes
Técnico: PC Gusmão

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 29 de novembro de 2015, às 17h
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA/CBF)
Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA/FIFA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA/CBF)