Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Seedorf tem diploma da Uefa e fez estágios em clubes do Rio de Janeiro antes de treinar o Milan

Holandês é alvo do Cruzeiro para assumir a vaga de Mano Menezes em 2016

postado em 05/12/2015 15:47 / atualizado em 05/12/2015 17:18

Nova Iguaçu/Divulgação
Alvo do Cruzeiro para substituir Mano Menezes, que está a caminho do clube chinês Shandong Luneng, Clarence Seedorf tem apenas uma experiência como treinador. Ele esteve à frente do Milan em 22 partidas em 2014. No entanto, o ex-meia se preparou para comandar equipes após encerrar a carreira como atleta.

Ainda no período em que era jogador, Seedorf iniciou curso da Federação Holandesa de Futebol, que é acompanhado pela Uefa. Ele foi o primeiro a receber lições a distância, em um programa que recebeu o nome de "Education Without Borders" (em português, Educação Sem Fronteiras). Em 2013, conseguiu o diploma Uefa A, que o permitia ser auxiliar técnico.

Antes mesmo de concluir o curso que lhe daria o diploma “Uefa Pro”, Seedorf foi contratado pelo Milan. Ele iniciou o trabalho no time rubro-negro em janeiro de 2014 e só concluiria a formação em maio. Para comandar a equipe, o holandês precisou de autorização da Federação Italiana.

Estágios no Rio de Janeiro

No período em que fazia o curso da Uefa a distância, Seedorf fez estágios em clubes do Rio de Janeiro. Ele comandou treinamento para a categoria de base do Nova Iguaçu e fez acordo com a direção do Boavista para atividades à frente da equipe sub-17. Nesse período, em que o holandês ainda era jogador do Botafogo, o estágio foi supervisionado pela Academia da Federação Holandesa.

“Ele fez uma solicitação e viabilizamos. Não tem nada de escolinha. Ele queria interagir com grupos de futebol e colocamos os juniores à disposição dele. Estamos deixando ele à vontade”, explicou, naquela ocasião, Américo Faria, diretor-executivo do Boavista e ex-coordenador da Seleção Brasileira, em entrevista ao jornal Extra.

Os treinamentos nas categorias de base do Boavista foram conciliados com as atividades de Seedorf no Botafogo. Companheiros no time alvinegro salientavam que o então meia demonstrava as características esperadas para um treinador.

“Acho que terá sucesso. Vocês veem que durante os treinos e jogos ele sempre nos orienta. E estamos todos procurando aprender com ele. Ele está neste caminho, é inteligente, enxerga bem o jogo”, analisou o volante Marcelo Mattos.

Por enquanto, a experiência no Milan, com 53% de aproveitamento em 22 jogos, foi a única de Seedorf como treinador de equipes profissionais. Ele acabou demitido após seis meses de trabalho no clube italiano. Agora, é um candidato a comandar o Cruzeiro na próxima temporada. Diretor de futebol do clube celeste, Thiago Scuro foi à Itália encontrar com o ex-meia.

Tags: cruzeiro milan seedorf treinador