Superesportes

CRUZEIRO

Com ausência de Willian, Rafael Silva trabalha para se adaptar à função de referência no ataque

Jogador se considera franzino para atuar centralizado, mas supera obstáculo com gols

Rafael Arruda
Rafael Silva: velocidade é trunfo do atacante - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Escolhido para ser o substituto de Willian, que se recupera de lesão na coxa esquerda, Rafael Silva não é nenhum centroavante trombadorPelo contrário: com 1,76m e 68 kg, o próprio jogador se considera “franzino” e diz que está em fase de adaptação à função de referência no setor ofensivo do Cruzeiro“Pelo meu biotipo, a grande dificuldade é de receber a bola de costasSou franzinoOs zagueiros sempre são mais fortes”.

Se no corpo a corpo Rafael leva desvantagem, a velocidade e a constante movimentação podem ser trunfos do atacanteA vitória de virada do Cruzeiro sobre o Tombense – 2 a 1, em Muriaé – mostrou a esperteza do camisa 30, que, ao receber passe de Marcos Vinícius, se desvencilhou da marcação e tocou rasteiro na saída do goleiro Darley.

No amistoso de pré-temporada contra o Rio Branco-ES, Rafael Silva já havia balançado a rede (vitória por 2 a 0)Por isso, ele não se incomoda com a nova posição e diz que o importante mesmo é seguir fazendo gols em prol do Cruzeiro.

“Espero manter essa médiaDois jogos, dois golsQuero continuar marcando, mas o mais importante é o time continuar vencendo”, pontua“Quando cheguei aqui, disse que me sentia mais à vontade jogando pelas beiradasGosto de receber a bola de frente e partir para cima dos adversários
Mas também jogo como ‘falso 9’Fiz isso no Ituano e no VascoPara poder ser titular, é preciso estar preparado para ajudar em todas as posições”, acrescenta.

Como Willian não deve se recuperar a tempo da partida contra o Tupi, Rafael Silva segue sendo o centroavante do time de DeividEmbora não defina uma meta de gols para a temporada’2016, o jogador espera manter a boa média na partida contra o Tupi, domingo, às 17h, no Mineirão.

“Disse na primeira entrevista que não estabeleci um número de gols no ano, mas se continuar marcando, será muito bomE o Tupi deverá vir ao Mineirão para se defenderVamos trabalhar ao longo da semana para lidar com isso e vencer dentro de nossa casa”, conclui.