Superesportes

CRUZEIRO

'Sombras' de Fábio: Cruzeiro aposta, há quase sete anos, em pratas da casa como suplentes

Último goleiro contratado pela Raposa foi Andrey, que chegou ao clube em dezembro de 2007 e permaneceu até o fim de 2009. Desde então, crias do clube foram reservas

Rafael Arruda
Rafael Elisson e Lucas França: suplentes de Fábio no elenco do Cruzeiro são todos das categorias de base - Foto:

Com 701 jogos pelo Cruzeiro, Fábio tende a ser o titular do time até o fim de sua carreiraComo o contrato entre o camisa 1 e o clube celeste vencerá em 31 de julho de 2018, há grande possibilidade de ele bater, com folga, a marca de 800 partidasInevitavelmente, o prestígio do jogador na Toca da Raposa II deixou bastante reduzido o espaço para outros goleirosTanto que há quase nove anos a diretoria celeste abriu mão de recorrer ao mercado e passou a apostar em jovens da base para a suplência de Fábio.

O último goleiro contratado para o time profissional do Cruzeiro foi Andrey, em dezembro de 2007, vindo do Steaua de Bucareste, da RomêniaNa época com 24 anos, o jogador revelado pelo Grêmio havia trabalhado no Figueirense em 2006 sob o comando de Adílson Batista, que seria o treinador celeste em 2008Reserva de Fábio, Andrey ficou na Toca II por duas temporadas consecutivas e disputou oito jogosA partir de 2010, todos os reservas do clube tiveram passagens pelas divisões de base.

Dos pratas da casa, Rafael foi quem teve mais oportunidades: disputou 38 partidas entre 2008 e 2016Elisson, por sua vez, fez apenas três jogos, todos em 2014.

As demais "sombras" de Fábio só tiveram minutos em campo por outros clubesGabriel Vasconcelos, por exemplo, transferiu-se para o Milan, pelo qual fez sete jogos em 2013/2014 e, posteriormente, acabou cedido aos também italianos Carpi e NapoliJá Douglas Pires foi titular absoluto do Bahia em 2015 (48 jogos).

Em 2016, Fábio já contabilizou 35 jogos, enquanto Rafael marcou presença em trêsO camisa 12, porém, sofreu lesão no quarto dedo da mão direita durante o aquecimento antes do jogo de domingo contra o Fluminense e precisou passar por cirurgia na terça-feira
Como o primeiro suplente parará por um mês, a diretoria solicitou o retorno de Elisson, que esteve emprestado ao Coritiba e disputou 10 jogos este ano. O “novo” integrante do elenco celeste falou sobre a tradição do clube em formar goleiros.

“A história do Cruzeiro de goleiros é muito boaIsso tem que ser mantidoEstou no clube desde 2001Depois veio Rafael, Gabriel, Douglas, Douglas Borges, Lucas, enfim, todos goleiros todos com potencialIsso ajuda muito o Cruzeiro”, afirmou Elisson, atleta do Cruzeiro desde a categoria infantil (sub-15)“Fico triste pela contusão do Rafael, mas feliz por retornar ao clube que eu tanto amoFui criado aquiE estava bem no Coritiba, acredito que o retorno ocorreu por causa disso”, acrescentou.

Além de Rafael, de 27 anos, e Elisson, 29, o garoto Lucas França, de apenas 20 anos, integra o "esquadrão" de substitutos de Fábio no Cruzeiro.

Reservas de Fábio:

2008: Andrey* e Rafael
2009: Andrey* e Rafael
2010: Rafael e Flávio
2011: Rafael, Douglas Pires e Gabriel
2012: Rafael, Elisson e Axel
2013: Rafael, Elisson, Igor Rayan e Georgemy
2014: Rafael, Elisson e Alan
2015: Rafael, Elisson e Alan
2016: Rafael, Elisson e Lucas França

*Apenas Andrey não foi formado na base do Cruzeiro