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Além de terceira camisa, Cruzeiro lançará modelo retrô; diretor da Umbro conta o processo criativo

Evento de lançamento está marcado para segunda quinzena de novembro. Adriano Eziliano garantiu ao Superesportes que criações atenderão demanda do torcedor

Tiago Mattar
Cruzeiro lançou primeiros uniformes assinados pela Umbro em maio deste ano, em evento no Mineirão - Foto: Marcos Vieira/EM/D.A. Press
Depois de o Cruzeiro confirmar o lançamento do terceiro uniforme para a sequência da temporada, o diretor de produtos da Umbro, Adriano Lopes Eziliano, revelou a criação de uma camisa retrô ainda para 2017Os dois modelos irão homenagear os 50 anos da conquista da Taça Brasil de 1966O evento que mostrará as camisas está agendado para a segunda quinzena de novembro, mas os detalhes ainda são guardados a sete chaves 

Em longa entrevista ao Superesportes, o dirigente contou os principais diferenciais do material da marca britânica, as inspirações para as confecções e as orientações para o uniforme que é direcionado ao jogador e ao que é comercializado nas lojasAlém disso, Eziliano analisou o início da parceria com o Cruzeiro, admitiu uma “curva de aprendizagem” e contou curiosidades do início de comercialização, como a demanda alta por camisas de goleiro.

Confira a entrevista na íntegra com Adriano Lopes Eziliano, diretor de produtos da Umbro:

Logo no lançamento da primeira linha de uniformes, os jogadores que participaram da festa destacaram diferenças no material da camisa em relação ao da Penalty, última fornecedoraQuais são eles?

A gente procura sempre trazer os tecidos para atender a necessidade do clubeÉ um tecido leve, não fica muito molhado com suor e é um toque macio, gostoso de usar, não incomodaNão faz diferença para o público comum, mas para o jogador de alta performance, em condições de atrito, sol, chuva, com o passar do jogo vai ficando mais pesado alguns detalhes a gente se preocupa muito com tudo isso

Pode me explicar como é o processo de criação das camisas? Especificamente a terceira do Cruzeiro, que vem aí no próximo mêsDe onde a Umbro busca as ideias, as inspirações?

Tudo eu não posso te contar (risos)A Umbro está muito próxima do clube, que é quem está próxima das referencias da torcida e que nos dá acesso aos jogadores
Trabalhamos sempre próximos, pegando informações para desenvolver o uniforme, tanto em técnica como em designCada clube tem sua história única, suas particularidades e essa proximidade é importante para que cada clube tenha sua identidade preservadaA Umbro não trabalha proposta idêntica para todos os clubes, buscamos valorizar o que cada clube tem de positivoO processo é junto da diretoria, eventualmente com alguns torcedores e também uma pesquisa na história do clube

Na confecção do primeiro material houve essa aproximação com diretoria, alguns jogadores, mas menos com a torcida pela rapidez do processoFui tudo muito célere entre a assinatura do contrato e o lançamento do uniformeMas estamos monitorando sempre rede social, o que o torcedor pensaA Umbro desperta interesse nas mídias, não importa de que clubeEnquanto estávamos pensando o uniforme, observamos desenhos publicados nas redes, o que era a concepção do torcedorEstamos atentos a tudo isso e usamos como informação.

Adriano Lopes Eziliano, diretor da Umbro: "Estamos aprendendo particularidades do torcedor mineiro" - Foto: O torcedor tem a opção de comprar um modelo de jogo e um modelo mais popular, com valor inferior
Sabe me dizer as principais diferenças?


A orientação da criação é diferenteO uniforme direcionado ao jogador é confeccionado com os melhores materiais, técnicas e competências disponíveis para entregar ao jogador, para que ele se sinta confortável e auxilie no desempenhoJá o torcedor tem necessidade diferenteA diferença é também de modelagemEla é mais ajustada para o jogador, dificulta até o adversário que puxar a camisaJá o perfil do torcedor não é nem próximo ao de atletaA modelagem do outro uniforme se ajusta a ele e ao conforto dele

Recebemos reclamações de torcedoras do Cruzeiro que a primeira linha confeccionada pela Umbro só disponibiliza modelos masculinos, exceto o 1º e 2º uniformePor que?

Em parte pela correria, mas tem também um pouco do que chamamos de curva de aprendizagemCada torcida se comporta de um jeitoO mix de produtos é diferente e isso a gente vai aprendendo com o tempoExistem clubes que demandam por modelos infantis, outros por modelos femininos, enfimÉ curva de aprendizagem, principalmenteNo caso específico do Cruzeiro, tem uma demanda de goleiro, pela história do Fábio, coisas que outros clubes não tem tão forteCada clube tem sua particularidade

Wilson Piazza posa com réplica da camisa utilizada pelo Cruzeiro em 1966 (foto: Bruno Senna/ dezembro de 2013) - Foto: Bruno Senna/Cruzeiro/DivulgaçãoA gente vê, cada vez mais, um desejo de torcedores personalizarem camisas com números de seus jogadores preferidosNas lojas, porém, há uma tendência muito forte em vender apenas a camisa 10Fornecer uniformes com números difentes do trivial ou com possibilidade de personalização é preocupação da Umbro?

A gente faz isso hojeO 10, 9 o 7 são os números mágicos do futebolA gente vende um modelo sem número que o torcedor pode colocar o número que ele querÉ um trabalho para fazer com a lojaVai da demanda do varejo, tambémComo eu disse, a gente procura trabalhar próximo do clube e conhecer essas especificidades.

O Cruzeiro sempre vendeu muito as camisas retrôMe lembro que quando a Umbro chegou ao clube, uma das principais animações da torcida era com os modelos retrô, por já ter fabricado modelos muito bonitos pelo BrasilJá existe a ideia, estão trabalhando?

Muito do que a gente conversou nessa entrevista estará atendido no que o consumidor aguardaVamos lançar uma camisa oficial para jogo que tem ligação com um título importante e uma camisa retrô na mesma linhaVai ser uma oferta legal, que vai atender a demandaEstamos aprendendo particularidades do torcedor mineiroCada clube tem sua torcida, com sua demanda, como eu te disse, e vamos aprendendoSerá lançada uma camisa oficial para jogo e uma versão retrôSão tecidos diferentes, modelos diferentesO torcedor vai ter acesso aos doisÉ bem interessante 

Estamos no fim do processo de criação para colocar os modelos no mercadoConversamos com o clube, o que seria bacana de fazer, disponibilizaram material para pesquisa para gente entender como era, para daí oferecer uma propostaForam muito bem aceitas.