Superesportes

CRUZEIRO

Mudou, mas a filosofia é a mesma: para atletas do Cruzeiro, Mano e Lobo 'falam a mesma língua'

Técnico interino da Raposa sempre mostrou interesse na parte tática, o que facilitou o entrosamento entre os dois treinadores, desde 2004

Paulo Galvão
Com o técnico Mano Menezes suspenso, Sidnei Lobo dirige o Cruzeiro amanhã diante do Vitória - Foto: Juarez Rodrigues/EM
O Cruzeiro pode ter vários desfalques para a partida contra o Vitória, amanhã, às 17h, no Barradão, pela 32ª rodada do Campeonato BrasileiroAté mesmo no banco haverá substituição, saindo o “titular” Mano Menezes, que tem de cumprir dois jogos de suspensão, e entrando o assistente Sidnei Lobo.

A esperança da torcida é que nenhuma das mudanças atrapalhe na busca pelo triunfo, fundamental na luta para afastar de vez a ameça de rebaixamento à Série BNo discurso de membros da equipe, os torcedores podem ficar tranquilos.

“Nosso time tem uma maneira definida de atuar e não fazemos mudanças de última hora, a não ser em emergências, como foi aos 5min contra o CorinthiansVocê desenvolve uma ideia, trabalha nos treinos, planeja trocas a serem feitasAssim, esperamos que tudo saia bemEu e o Sidnei estamos juntos desde 2004 e temos pensamentos muito parecidos”, argumenta Mano Menezes, quando questionado sobre o fato de não poder nem sequer conversar com os jogadores no local da partida.

Ele lembra que Sidnei Lobo teve carreira sólida como jogador, tendo sido dirigido, entre outros, por técnicos como Telê Santana e Muricy RamalhoEle sempre mostrou interesse na parte tática, o que facilitou o entrosamento entre os dois, desde 2004.

“Nos conhecemos no Iraty, ele já em fim de carreira como jogador e eu como treinadorO convenci que estava na hora de parar e ofereci que fosse meu assistente técnico, em parceria que começou no XV de Campo Bom-RSAlém disso, estudou, buscou conhecimento, como tem de serEle é extremamente leal, o que permitiu a nossa parceria durar tanto tempo”, recorda.

Para os jogadores, a mudança momentânea de comando não vai influenciar no desempenho da equipe“O Mano é uma referência para nós, mas com o Sidnei não será diferente
Eles falam a mesma língua, trabalham há muito tempo juntos e acredito que vamos obter um grande resultado”, declara o lateral-esquerdo Edimar.

Esta será a segunda vez que o Cruzeiro será dirigido por um assistente técnico neste ano, com resultados opostosEm 1º de junho, Ricardo Peres esteve na área técnica na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, em Brasília, pela quinta rodada do BrasileiroNa ocasião, o então técnico Paulo Bento estava suspensoJá Sidinei Lobo foi o comandante na derrota por 2 a 1, de virada, para o Flamengo, em 25 de setembro, em Cariacica, pela 27ª rodadaEm 2015, na primeira passagem de Mano pela Raposa, ele dirigiu o time na vitória por 3 a 0 sobre o Joinville, no Mineirão.

DESFALQUE
Para definir o time, Mano Menezes vai esperar pela avaliação dos fisiologistasAfinal, o time vem bastante desgastado pela sequência de partidas e muitos jogadores correm o risco de sofrer de contusão muscular.

Justamente para tentar ter o maior número de atletas em boas condições, ele poupou alguns do treino realizado ontem à tarde, na Toca da Raposa IIFicaram fora da atividade técnica o zagueiro Bruno Rodrigo, o lateral-esquerdo Edimar, o volante Henrique, o armador Robinho e os atacantes Ábila e Rafael Sóbis.

“Não tem outro jeito a não ser escolher os que estão em melhores condições de jogar, mexer o menos possível na equipeViemos de uma sequência de jogos muita intensa e muito disputadaA semana foi bastante puxadaJogamos um jogo extremamente decisivo quarta-feira
Alcançamos o objetivo e isso dá uma relaxadaOs jogadores têm de descansar, assimilarAgora, temos outro jogo muito importante e decisivoTemos de entrar atentos para não ficar perto do Z-4”, afirma Mano Menezes.


QUEM É ELE

Nome: Sidinei de Espírito
Nascimento: 3/2/1970, em São Paulo
Clubes como jogador: São Paulo, Rio Branco-SP, Ponte Preta, Criciúma, Paraná, Fluminense, Atlético-PR, Araçatuba-SP, Juventude e Iraty-PR
Como assistente técnico: XV de Campo Bom-RS, Caxias, Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira, Flamengo e Cruzeiro


CASA CHEIA
20.874
Ingressos vendidos antecipadamente para o jogo de quarta com o Grêmio, pelas semifinais da Copa do Brasil