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CRUZEIRO

Com novas condições para sócios, Cruzeiro registra públicos inferiores a 5 mil pagantes

Mineirão ficou praticamente vazio nos jogos com Tricordiano e Chapecoense

Tiago Mattar Rafael Arruda
No jogo entre Cruzeiro e Tricordiano, 4.612 pagantes proporcionaram renda de R$ 108.204,00 - Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press
As novas condições estabelecidas pelo Cruzeiro para os sócios do futebol não foram bem-aceitas. Pelo menos é o que indicaram os públicos registrados nos jogos contra Tricordiano (domingo, pelo Campeonato Mineiro) e Chapecoense (quinta-feira, pela Primeira Liga). Nessas partidas, o número de torcedores pagantes foi inferior a cinco mil: 4.612 e 4.834, respectivamente.
Os sócios cativos, que podiam comprar até quatro ingressos extras, passaram a adquirir apenas um bilhete adicional. Os torcedores “Cruzeiro Sempre” (50% de desconto), “Papafilas” (10% de desconto) e “Time do Povo” (valor integral) só asseguram a própria entrada.

Sem desconto para ingressos adicionais, os cadastrados nas modalidades Cruzeiro Sempre, Papafilas e Time do Povo não podem mais comprar bilhetes extras pela internet – site www.sociodofutebol.com.br e aplicativo para celulares Andriod e IOS. Assim, o associado que queira levar um convidado não-sócio (familiar ou amigo) precisa se dirgir às bilheterias do Mineirão e do Ginásio do Barro Preto.

A justificativa dada pelo Cruzeiro é que o clube perdeu arrecadação com torcedores que abriram mão da renovação do programa e passaram a comprar ingressos de outros sócios. De fato, o time sofreu queda brusca no número de clientes: caiu de mais de 78 mil para cerca de 60 mil, segundo o departamento de marketing. No “Torcedômetro” do Movimento por um futebol melhor estão cadastrados 50,1 mil sócios cruzeirenses.

Com a estratégia de limitar o benefício para recuperar os sócios perdidos, o Cruzeiro só conseguiu vender quantidade significativa de ingressos no clássico com o Atlético – jogo de grande apelo público disputado em 1º de fevereiro. Na vitória por 1 a 0 sobre o maior rival, 18.648 dos 39.440 bilhetes negociados pelos clubes foram adquiridos por cruzeirenses. Somadas as entradas de camarotes e tribuna, o número foi de 39.811 pagantes.

Já nas vitórias sobre Tricordiano (2 a 1) e Chapecoense (2 a 0), o Mineirão ficou praticamente vazio. Além do “corte de ingressos”, a diretoria manteve os preços praticados na temporada passada, o que afastou ainda mais a torcida.

Os pagantes desses jogos ocuparam, respectivamente, segundo e terceiro lugares na lista de públicos menores da Raposa no novo Mineirão. O primeiro lugar é ocupado pelo duelo contra o Atlético-PR, no dia 9 de março de 2016, pela terceira rodada da fase de grupos da Primeira Liga. Na vitória celeste por 2 a 1, 4.476 cruzeirenses pagaram ingressos e proporcionaram renda de R$ 79.211,00.

Por meio de seu site oficial, o Cruzeiro informou que “eventualmente poderá realizar ações promocionais envolvendo o percentual de desconto, quantidade de ingressos por sócio ou valor do ingresso quando o clube entender ser pertinente”.

Menores públicos do Cruzeiro no novo Mineirão

09/03/2016 – Cruzeiro 2x1 Atlético-PR – 3ª rodada do Grupo C da Primeira Liga – 4.476 pagantes e R$ 79.211,00

05/02/2017 – Cruzeiro 2x1 Tricordiano – 2ª rodada do Campeonato Mineiro – 4.612 pagantes e R$ 108.204,00

09/02/2017 – Cruzeiro 2x0 Chapecoense – 2ª rodada do Grupo C da Primeira Liga – 4.834 pagantes e R$ 98.177,00

CONDIÇÕES PARA OS SÓCIOS

Como foi em grande parte de 2016


Clientes cativos: com entradas asseguradas, podiam comprar de dois a quatro ingressos extras com 50% de desconto;
Cruzeiro Sempre: podiam comprar de dois a quatro ingressos com 50% de desconto;
Papafilas: podiam comprar de dois a quatro ingressos com 10% de desconto;
Time do Povo: podiam comprar até quatro ingressos pelo valor integral;

Como ficou em 2017

Clientes cativos: com entradas asseguradas, podem comprar apenas um ingresso extra pelo valor integral;
Cruzeiro Sempre: podem comprar um ingresso com 50% de desconto;
Papafilas: podem comprar um ingresso com 10% de desconto;
Time do Povo: podem comprar um ingresso pelo valor integral;

Valor da anuidade para novos sócios

Cativos:

Tríplice Coroa: R$ 2.460 e R$ 50 de adesão
Libertadores: R$ 1.800 e R$ 50 de adesão
Brasileiro: R$ 1.260 e R$ 50 de adesão
Supercopa: R$ 1.260 e R$ 50 de adesão
Recopa: R$ 1.080 e R$ 50 de adesão
Copa do Brasil: R$ 1.080 e R$ 50 de adesão

Não-cativos:

Cruzeiro Sempre: R$ 360 (sem taxa de adesão)
Papafilas: R$ 216 (sem taxa de adesão)
Time do Povo: R$ 144 (sem taxa de adesão)

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