Superesportes

MERCADO

Cruzeiro recebe consulta do América por lateral Edimar, pouco aproveitado em 2017

Coelho se interessa por atleta, desde que esteja dentro dos padrões salariais

Rafael Arruda Tiago Mattar

Lateral Edimar ainda não jogou em 2017 - Foto: Washington Alves/Light Press/CruzeiroCom apenas Pará na condição de lateral-esquerdo de ofício, o América se interessa por Edimar, que tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2018 e não vem sendo aproveitado no grupo de Mano Menezes. O empecilho é o salário recebido pelo jogador celeste, considerado elevado para os padrões da diretoria alviverde.

Segundo apurou o Superesportes, Edimar deu sinal positivo para uma possível transferência para o Coelho. Ele teria, inclusive, colhido informações com pessoas próximas a respeito do ambiente no CT Lanna Drumond. Se o salário é um dificultador, a boa relação do jogador com o diretor de futebol Ricardo Drubscky e com o técnico Enderson Moreira pesa a favor. É que eles trabalharam juntos nas categorias de base do Cruzeiro, onde Edimar atuou entre 2000 e 2006.

A diretoria da Raposa, inclusive, já foi consultada por Ricardo Drubscky para discutir um empréstimo. A operação só será concluída caso a eventual composição salarial fique dentro do orçamento americano. À reportagem, o presidente Gilvan de Pinho Tavares descatou a necessidade de "olhar o lado do atleta".

"Precisamos olhar o lado do atleta e do empresário antes de confirmar qualquer coisa. A gente gostaria de colaborar com o América, ajudar o América. É um clube bom, aqui de Belo Horizonte, cidade que o Edimar gostou muito. Vai depender, sobretudo, do atleta. O Cruzeiro não tem nenhuma oposição", garantiu o mandatário.

Contratado em junho de 2016 ao Rio Ave de Portugal – por indicação do técnico português Paulo Bento –, Edimar teve boas atuações em seu começo no Cruzeiro, mas caiu de produção na reta final da temporada e perdeu espaço para Bryan. Em 2017, o ex-botafoguense Diogo Barbosa assumiu a camisa 6 da Raposa, que ainda “recontratou” Fabrício, que estava no Palmeiras.

O Botafogo chegou a consultar a situação de Edimar, mas acabou renovando o empréstimo de Victor Luis – atleta do Palmeiras – e acertando com Gilson, ex-América e Cruzeiro.

No ano passado, Edimar jogou 20 partidas pelo Campeonato Brasileiro e sete na Copa do Brasil. Com ele em campo, o time registrou 12 vitórias, 5 empates e 10 derrotas. Em 2017, o camisa 31 ficou apenas no banco de reservas: nas vitórias sobre Tricordiano, por 2 a 1, pelo Mineiro; e Chapecoense, por 2 a 0, pela Primeira Liga.