Superesportes

CRUZEIRO

Gol mal anulado, passes para Rafael Sobis e mobilidade: a estreia de Neves pelo Cruzeiro

Principal reforço do clube no ano teve boa participação na goleada celeste

Rafael Arruda
Thiago Neves agradeceu carinho da torcida quando foi substituído por Alisson, aos 19' do 2º tempo - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Na entrevista coletiva dessa terça-feira, véspera do jogo contra o São Francisco-PA pela segunda fase da Copa do Brasil, o armador Thiago Neves estabeleceu meta ousada para a temporada: marcar 20 gols e dar de 15 a 20 assistências pelo Cruzeiro. Logo na estreia, o principal reforço do clube – que ficou por mais de um mês à espera de regularização no Boletim Informativo Diário da CBF – balançou a rede, porém teve o gol anulado de maneira equivocada pelo assistente Adaílton Fernando Menezes. Aos 8min de jogo, quando a Raposa já vencia por 1 a 0, o camisa 30 se aproveitou de bola espirrada na grande área e finalizou de primeira. Responsável por iniciar a jogada, Arrascaeta se encontrava nitidamente atrás da linha do último defensor do São Francisco.
Fora o erro de arbitragem que impediu a celebração de um gol na estreia, Thiago Neves teve noite de garçom no Gigante da Pampulha. Foram dele as assistências para Rafael Sobis no quarto e no quinto gol da vitória por 6 a 0, que valeu o avanço à terceira fase da competição. No primeiro lance, aos 26min, Thiago deu passe rasteiro no contrapé do zagueiro Clayton He-Man e encontrou o camisa 7 livre de marcação. No segundo, em lance de contra-ataque aos 36min, o meio-campista escorou para Sobis invadir a área e bater na saída do goleiro Labilá.

Thiago Neves também teve participação no terceiro tento cruzeirense, aos 21min da etapa inicial. A conclusão da entrada da área do ex-jogador do Al Jazira obrigou Labilá a espalmar a bola. Na sobra, Rafael Sobis fuzilou para o gol.

Posicionado do lado direito do meio-campo no começo da partida, Thiago Neves passou a “flutuar” pelo gramado no decorrer do jogo. Por vezes, ele retornou ao campo de defesa para buscar a bola e participar da troca de passes. No fim da primeira etapa, arrancou aplausos do público após desarmar no campo de defesa e sair jogando com o zagueiro Kunty Caicedo.

Segundo o Footstats, Thiago Neves acertou 27 de 32 passes nos 64 minutos que esteve em campo. Ele ainda sofreu duas faltas. Substituído por Alisson no segundo tempo, o meia foi bastante aplaudido pelos torcedores, que reconheceram seu esforço e importância na classificação celeste à terceira fase (o adversário será o Murici de Alagoas). Agora, Thiago terá alguns dias de descanso e treino até a provável consolidação na equipe titular. O Cruzeiro só voltará a campo em 2 de março (quinta-feira), às 20h30, contra a Caldense, no Mineirão, pela quinta rodada do Estadual.