Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro tira lições de drama contra São Paulo e busca melhora diante do América

Objetivo do clube celeste é conquistar a classificação de maneira tranquila

postado em 21/04/2017 06:00

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

Vice-líder da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro depende de um simples empate com o América no domingo, às 18h, no Mineirão, para avançar à decisão. Mas jogar em função do regulamento pode ser perigoso. Prova disso foi a classificação sofrida às oitavas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira. Depois de vencer o São Paulo por 2 a 0 no jogo de ida, no Morumbi, o time celeste perdeu a partida de volta por 2 a 1, no Mineirão. Os minutos finais do confronto foram recheados de drama e tensão, já que o Tricolor Paulista esteve perto de chegar ao terceiro gol que determinaria a eliminação dos mineiros na quarta fase do torneio nacional.

O sufoco pelo qual a equipe passou na Copa do Brasil serve de lição para o Campeonato Mineiro. Assim como o São Paulo, o América é obrigado a vencer para se classificar. E no caso do Coelho a tarefa é menos complicada: basta um magro triunfo por 1 a 0 que a vaga será conquistada. Mas os jogadores do Cruzeiro garantem estar atentos e preparados para evitar qualquer tipo de surpresa.

“De todos os jogos se tiram lições. Tem hora que a gente ganha e sabe que não fez um bom jogo. Tem hora que perde e fez um bom jogo. Estamos sempre corrigindo os erros”, diz o atacante Rafael Sobis, que aponta a necessidade de melhora em relação ao empate por 1 a 1 no duelo de ida, no Horto: “É semifinal contra um time grande, que é muito bem treinado. Temos que estar muito ligados e respeitar muito o adversário. São dois jogos. A gente viu (contra o São Paulo) que não é só um. Contra o América, teremos de ser melhores do que fomos no primeiro jogo para avançar de fase”.

O zagueiro Leo tem opinião semelhante e projeta o duelo com o América de intensidade semelhante à dos jogos contra o São Paulo: “Muitas coisas ficam de lição. Toda a atenção é necessária para que a gente avance. O jogo (contra o São Paulo) foi muito intenso. A equipe entrou disposta a cumprir os objetivos que foram determinados e conseguiu. No fim de semana, vamos entrar assim também”.

Para enfrentar o América no domingo, o técnico Mano Menezes já sabe que não poderá contar com o zagueiro Manoel, submetido a uma cirurgia no quinto metatarso do pé esquerdo e com prazo de recuperação estimado em dois meses. Sem o defensor, o equatoriano Caicedo é quem formará dupla de zaga com Leo. Do grupo que se reapresentou nessa quinta-feira, o lateral-direito Ezequiel e o armador Marcos Vinícius foram poupados por causa de desgaste muscular e serão reavaliados para saber se terão condições de estar ao menos entre os relacionados. O Cruzeiro volta a treinar nesta sexta, às 16h, na Toca da Raposa II.

TABU

No clássico de domingo, o Cruzeiro defenderá invencibilidade de 15 anos em jogos contra o América no Mineirão. A última derrota do time celeste ocorreu em 19 de maio de 2002 – 1 a 0, pela primeira rodada do Supercampeonato Mineiro. Desde então, foram 14 partidas no Gigante da Pampulha, com sete vitórias cruzeirenses e sete empates. No geral, as equipes se enfrentaram 130 vezes no estádio. A Raposa ganhou 62, empatou 43 e perdeu 25.

Tags: Raposa América Cruzeiro futnacional lições classificação tensão drama seriea interiormg