Superesportes

CLÁSSICO

Cruzeiro lamenta finais sem Mineirão meio a meio: 'O rival não deu abertura para acordo'

Klauss Câmara disse que propôs em mais de uma ocasião ter estádio dividido

Tiago Mattar João Vítor Marques
Klauss Câmara foi um dos representantes do Cruzeiro na reunião na sede da Federação Mineira - Foto: Youtube/ReproduçãoO Cruzeiro não saiu satisfeito da reunião que definiu os detalhes da final do Campeonato Mineiro, na tarde desta terça-feira, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF). O clube propôs ao Atlético, adversário na decisão, dois jogos com as arquibancadas do Mineirão divididas igualmente entre torcedores dos dois clubes. Segundo o diretor de futebol da equipe celeste, Klauss Câmara, o alvinegro nem sequer deu abertura para o início de um acordo.
“A gente entendia que conseguiria sair daqui com um acordo, que conseguiríamos prover aquilo que historicamente é o futebol: finais com as grandes equipes jogando num estádio com torcida dividida, com toda a festa. Mas a equipe adversária veio preparada para dizer que a reunião era para decidir apenas a primeira partida. Em nenhum momento deu abertura para o acordo, apesar das nossas tentativas. O Cruzeiro vai cumprir aquilo que consta em regulamento”, disse.

“Eu, sinceramente, não acho nem um pouco saudável (essa repetição de novela). É lamentável a gente ter que ver uma final de campeonato no nosso estado, entre dois clubes com representatividade muito grande, a gente ter que passar por isso. A rivalidade deve existir dentro de campo e não mais do que isso. Precisamos buscar a paz, a segurança do torcedor. Mas infelizmente não conseguimos o acordo e vamos entrar em campo para fazer nossa parte”, complementou.

Durante a reunião, os representantes do Cruzeiro relembraram o sucesso do clássico pela Primeira Liga, no início do ano, em que o Mineirão recebeu as duas torcidas. Ainda como tentativa de convencer o Atlético, a direção do Cruzeiro questionou a Polícia Militar sobre qual seria o estádio ideal em Belo Horizonte para receber cruzeirenses e atleticanos. Representantes da PM responderam apenas que vetaram o Independência de receber duas torcidas.

Diretor jurídico do Atlético, Lásaro Cândido da Cunha respondeu. “Cumprir o regulamento, cumprir o regulamento. O clube não tem que dar explicação. Se o clube cumpre o regulamento, só usa o regulamento. A população, os torcedores, a imprensa, todo mundo questiona muito a imprevisibilidade do futebol. E o regulamento existe para isso”, justificou.

Cruzeiro e Atlético começam a definir o título do Campeonato Mineiro neste domingo, às 16h, no Mineirão. Como terminou a primeira fase do torneio na liderança, o alvinegro terá vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota com a mesma diferença de gols. A reunião para verificar detalhes do compromisso de volta será na terça-feira.

Mineirão recebeu torcidas de Cruzeiro e Atlético no primeiro clássico do ano, válido pela Primeira Liga - Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro